Ausência para vacinação contra a febre amarela chega a 20% nas UBSs de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Cerca de 20% das pessoas que agendam a vacinação contra febre amarela, não comparecerem no dia para receber a aplicação a dose, segundo informações da Secretaria da Saúde. No município, até esta quarta-feira (7), já foram imunizadas 673.668 mil pessoas.

A Saúde também alegou que algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), já estão vacinando a demanda espontânea, e portanto, não estão precisando agendar mais para tomar a dose, porém, não foi divulgada quais UBSs estão realizando a imunização da população sem a questão do agendamento.

As unidades com maior demanda, estariam realizando ainda o agendamento. Com o feriado de carnaval, as UBSs fecham a partir deste sábado (10), e só abrem na próxima quarta-feira (21), a partir das 13h. Desde o início da situação de surto da febre amarela no Estado de São Paulo, Guarulhos já registrou 12 casos confirmados da doença em moradores da cidade, sendo cinco óbitos e o restante está em tratamento.Com o feriado de Carnaval, as UBSs fecham a partir deste sábado (10) e só abrem na próxima quarta-feira (21), a partir das 13h. Desde o início do surto da febre amarela no Estado de São Paulo, Guarulhos já registrou 12 casos confirmados da doença em moradores da cidade, sendo cinco mortes. A última morte divulgada pela prefeitura, foi de um senhor de 60 anos, morador do Lavras, que teria contraído a doença em um pesqueiro entre Mairiporã e Nazaré Paulista, no dia 6 de janeiro, faleceu no último dia 12, no Hospital Geral de Guarulhos. Devido a situação, a prefeitura fechou o Zoológico no dia 24 do mês passado, e a previsão é de que o local permaneça lacrado pelo período de 30 dias.

No último sábado (3), quando foi realizado o Dia D da vacinação contra a febre amarela, foram vacinadas 70 mil pessoas, o maior número já registrado na cidade desde o início da campanha de imunização que começou em outubro.

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]
Foto: Márcio Lino/PMG

- PUBLICIDADE -