Moradores do Parque Alvorada reclamam da falta de vagas em escolas da região


Moradores da região do Parque Alvorada reclamam da falta de vagas nas escolas da rede municipal de ensino para alunos com até 8 anos. O HOJE visitou as escolas Nelson de Andrade, localizada no Parque Brasília, e a Manuel Bandeira, e constatou a dificuldade para encontrar vagas nesta faixa etária.
Em todas elas, os funcionários informaram que não havia mais possibilidade de fazer a matrícula porque as unidades estavam com suas salas completas. A orientação dada por elas foi a de procurar a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) para que pudesse encontrar uma solução.

“Para o primeiro ano não tem vaga. Você precisa entrar em contato com a secretaria de Educação ou procurar escolas próximas do seu endereço. São 35 alunos por sala e aqui temos quatro. E, infelizmente já estão todas preenchidas”, disse uma atendente da escola Manuel Bandeira.
A técnica em radiologia, Cristina Cruz, 33 anos, disse estar encontrando dificuldades para matricular sua filha de 7 anos em uma das escolas da região. Ela afirmou ter procurado vaga para a aluna em cerca de oito unidades, e em nenhuma delas houve a perspectiva de conseguir vaga.

A Prefeitura de Guarulhos afirmou que não possui lista de espera para alunos da Educação Infantil e nem Ensino Fundamental. A lista de espera é para os alunos da creche (0 à 3 anos e 11 meses de idade), que são aproximadamente 9 mil crianças.
Em relação à escola Manuel Bandeira, a administração municipal revelou que há vagas disponíveis, em alguns períodos e etapas de ensino, sendo necessário saber qual a exata solicitação dos pais, considerando que essa unidade escolar realiza atendimento apenas de estágio I ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Antônio Boaventura
[email protected]
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -