Após 114 reclamações, Procon multa empresa por vender treinamento com falsa garantia de emprego

Após 114 reclamações, Procon multa empresa por vender treinamento com falsa garantia de emprego

Entre suas principais ações do Procon Guarulhos foi a autuação contra uma empresa – CRP Treinamentos – denunciada na grande mídia por aplicar golpes nos desempregados. Ela foi multada pelo órgão em setembro do ano passado, em virtude do desrespeito ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CPDC), bem como pela prática de crime contra as relações de consumo. O Procon Guarulhos registrou 103 reclamações no ano de 2017 e 11 neste ano contra essa empresa.

A forma de agir da empresa consistia em atrair o desempregado para vaga de emprego garantida em site de empregos ou através de cartazes fixados na sede da empresa. Após confirmação da vaga, o consumidor era submetido obrigatoriamente a contratar um curso pago ministrado pela empresa. Trata-se de captação indevida de pessoas com promessa falsa de emprego tão somente para ministrar cursos. As supostas vagas indicadas ou entrevistas eram falsas, praticando propaganda enganosa ao induzir o consumidor a erro, aproveitando de sua fragilidade.

Além da autuação, em 21 de setembro último, o Procon Guarulhos expediu ofício ao Ministério Público Estadual (Promotoria Cível Direitos Difusos e Coletivos), para apurar a responsabilidade da CRP Treinamentos e seus proprietários, inclusive, o crime previsto no artigo 66 do CPDC. De igual modo, na mesma data, o órgão expediu ofício à Delegacia do Meio Ambiente e Proteção e Defesa do Consumidor com intuito de apurar demais responsabilidades penais cometidas.

O Procon Guarulhos orienta a todos os consumidores a ficarem atentos as ofertas mirabolantes de vagas de emprego mediante pagamento de algum valor e consulte o cadastro das empresas mais reclamadas, através da ouvidoria do Procon Guarulhos, fone: 2468-0008 ou pessoalmente de segunda a sexta-feira, das 08hs às 16hs, nos seguintes endereços:

Procon Central: Praça Getúlio Vargas nº 457, Centro, Fone: 2468-0008

Procon São João: Rua Mesquita nº161, Jardim São João, Fone:2229-2208

Procon Pimentas: Estrada Capão Bonito nº 53, Conjunto Marcos Freire, Prédio do CIC, Fone: 2484-1070.

Foto: Ivanildo Porto

Deixe seu Comentário