Furtos e insegurança afastam clientes dos comércios na Praça Getúlio Vargas

- PUBLICIDADE -

Furtos, insegurança e intimidação praticados por supostos usuários de drogas e moradores de rua foram denunciados pelos comerciantes instalados nas imediações da praça Getúlio Vargas, no Centro. Eles disseram que o comércio do entorno registrou queda nas vendas nos últimos meses com o afastamento de consumidores.

O HOJE esteve no local e constatou a presença de pessoas em situação de rua que estão morando na praça.
“A situação da praça está precária. Ela deveria ser fechada para que as pessoas pudessem passear, ler e trazer as crianças. As pessoas não podem sentar porque são assaltadas. Há consumo de bebidas e uso de drogas em frente ao prédio onde funcionou a Câmara Municipal”, disse a comerciante Andreita Correia.
Responsável pela administração de uma ótica, Rodrigo Salgueiro revelou que já presenciou a prisão de um foragido da Justiça, que “organizava” o estacionamento dos veículos na via.

“Do ano passado para cá aumentou mais a sensação de insegurança. A nossa loja foi assaltada duas vezes no ano passado. O pessoal fica com medo. Os clientes param aqui e são abordados. Só temos dois guardas civis que ficam no Procon, e não vejo policiamento por aqui”, lamentou Salgueiro.
A Prefeitura de Guarulhos informou que a praça Getúlio Vargas será revitalizada por meio do programa Adote uma Área Verde, que consiste na manutenção de praças, parques e até mesmo canteiros centrais por parte da iniciativa privada. “Ela será adotada por duas empresas (Biofisio Clínica de Reabilitação e L&A Jardinagem e Paisagismo), que realizarão a pintura do antigo prédio da Câmara Municipal e do coreto. O projeto paisagístico, com jardinagem, começa em março”, informou em nota.

Em relação à denúncia dos comerciantes, a administração municipal disse que existe o policiamento, tanto da Polícia Militar quanto da GCM, que realiza o monitoramento constante na região. “A revitalização da praça contribuirá para maior ocupação do espaço por parte da população e, por consequência, aumentará a sensação de segurança na região”.

Proguaru realiza nova lavagem e limpeza da praça Getúlio Vargas

Nesta segunda-feira (19), a Praça Getúlio Vargas passou novamente por uma limpeza completa executada pela Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A). Equipes da empresa realizaram a lavagem, varrição, capina e a remoção de lixo do local.

Na limpeza da praça foi utilizado um produto biodegradável que foi
diluído diretamente no caminhão pipa com água de reuso. Enquanto a
mistura era despejada diretamente no piso, uma equipe esfregava o chão. O produto utilizado possui PH neutro e tem a capacidade de eliminar odores do ambiente a ser limpo.

Além da Proguaru, a ação contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social, que por meio de seus agentes abordou os moradores em situação de rua, e da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Antônio Boaventura
[email protected]
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -