Cinco UBS abrem neste sábado para atender e vacinar contra febre amarela

- PUBLICIDADE -

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cavadas, Recreio São Jorge, Nova Bonsucesso, Presidente Dutra e Pimentas vão funcionar neste sábado (24), das 8h às 16h, para atender a população e também para intensificar a vacinação contra a febre amarela. Dentre os atendimentos que serão oferecidos estão consultas médicas e odontológicas, testes rápido para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como exames de prevenção do câncer do colo de útero (Papanicolau).

Além de intensificar a imunização contra a febre amarela, as UBSs também irão atualizar a carteira de vacinação com as demais doses do calendário nacional. Na oportunidade, as pessoas que comparecerem às unidades também poderão participar de atividades educativas em saúde, regularizar as condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família, questões administrativas e outras que se fizerem necessárias.
A abertura de UBSs aos sábados faz parte do programa emergencial Saúde Agora, anunciado pelo prefeito Guti no início de maio passado. A iniciativa, que contribuiu para ampliar o acesso da população à assistência à saúde, impactou no acréscimo de 8,1% no número de consultas médicas realizadas no ano passado, ou seja, 60.651 a mais que o período anterior.

Foram 808.567 consultas realizadas em 2017 contra 747.916 em 2016. Nos primeiros sete meses de implantação, mais de 44 mil atendimentos foram efetuados, incluindo consultas médicas, odontológicas, exames, entre outros.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -