Mosquitos também prejudicam a saúde de cães e gatos


Mosquitos incomodam, podem provocar doenças e também afetam a saúde dos pets. Nos últimos meses uma multidão tem sido vista diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em busca de vacinas contra a febre amarela. Os primatas são o principal hospedeiro do vírus da doença, transmitido ao homem por mosquito.

Mas qual orientação em relação aos animais de estimação? Para alívio dos tutores cães e gatos não contraem a febre amarela. Caso um mosquito portador do vírus ARN, causador da doença, pique um cão, o máximo que acontecerá com ele será coceira no local. O mesmo acontece quando o inseto é transmissor da dengue. Mas isso não significa que os animais estão totalmente protegidos, outras doenças podem afetá-los. No entanto, há outras duas enfermidades graves que podem ser transmitidas aos pets: a leishmaniose e a dirofilariose.

A leishmaniose é uma doença infectocontagiosa causada por um protozoário, conhecido como Leishmania spp., que é transmitido pela picada do mosquito flebótomo infectado, também conhecido como “mosquito palha” ou “birigui”. É considerada uma zoonose e pode acometer homens e cães. Nos caninos de estimação, ela é conhecida como Leishmaniose Visceral Canina.

O programa vacinal deve ser associado a outras medidas de controle, como combate ao inseto vetor (flebótomo), com a aplicação de inseticida no ambiente e o uso de produtos repelentes no cão, também já existentes no mercado pet do Brasil. Recentemente também foi aprovado tratamento para a doença – antes, a eutanásia era a única alternativa.
Medicamentos prescritos pelo veterinário podem prevenir a dirofilariose, ou verme do coração. A prevenção é feita através de uso de medicamentos profiláticos mensais que deverão ser prescritos por um médico veterinário.

Uma opção para manter mosquitos longe dos pets é colocar telas nas janelas ou portas. Manter janelas fechadas no horário de maior atividade desses mosquitos – final de tarde –, é outra alternativa. É importante, também, acabar com focos de água parada em casa – vale trocar com frequência a água que o pet bebe e lavar o potinho.

- PUBLICIDADE -