Artista plástica está mudando conceito de chá de bebê por meio da arte gestacional

- PUBLICIDADE -

A artista plástica guarulhense Jéssica da Silva, 27, moradora do Pimentas, está modificando um dos conceitos tradicionais no chá de bebê em Guarulhos por meio da arte gestacional ou “Belly Painting”. Trata-se de uma técnica de pintura na barriga para grávidas, que durante o período de gestação, passam por diversas mudanças, tanto corporais como hormonais.

Este tipo de arte não é tão simples, e o tempo de pintura pode chegar até duas horas, dependendo do desenho a ser escolhido pela mãe. Jéssica afirmou que sempre trabalhou com pintura, porém, a arte gestacional começou há dois anos. “Eu estava em um evento onde uma gestante chegou até mim e eu dei a ideia de fazer um desenho na barriga dela”, relembra.

Durante o processo de pintura, Jéssica diz que sente a criança mexendo, acompanhando o movimento suave do pincel durante a obra de arte. A artista realiza até dez pinturas mensais. A tinta utilizada é específica para a pele, sendo antialérgica para não causar nenhum dano à mãe.
“Sou a única que realiza esse tipo de trabalho em Guarulhos, e desde o início já pintei mais de 200 barrigas”, afirmou. Entre os desenhos já realizados, o que ela considerou mais difícil foi a reprodução de um ultrassom, mas, em geral, as pinturas são realizadas de acordo com o tema da decoração do chá de bebê realizado pela mãe. A artista também já sugeriu pinturas elaboradas em desenhos realistas.

A jovem ainda faz o acompanhamento gestacional por meio da arte e fotografia, quando realiza pintura durante todas as fases da gravidez da mulher. “Quanto ao desenho, a gestante pode dormir normalmente, já que a pintura não racha, só irá sair quando a mulher se lavar”, observou.

Para a realização da pintura, Jéssica sempre marca um local, que na maioria das vezes é na casa das gestantes. A posição ideal para o desenho é com a mulher deitada, porém, a gestante não pode ter passado nenhum produto na barriga, caso contrário, terá que ser higienizada. Além de Guarulhos, outros locais que a artista realizou a arte gestacional foram nas cidades de Santo André e Osasco, na região metropolitana de São Paulo, e municípios do Espírito Santo.

Mariah Carey impulsionou a arte quando ficou grávida de gêmeos

Pouco conhecida em Guarulhos, essa arte nasceu na Inglaterra, e também ficou famosa após celebridades realizarem o “Belly Painting”, como a cantora Mariah Carey, durante a gravidez dos gêmeos Monroe e Morocan, no ano de 2011.
Assim como no Brasil, na Inglaterra grande parte dos desejos das futuras mães é também a representação de desenhar a maternidade na barriga, utilizando motivos infantis, como animais ilustrados ou até cenários de livros para crianças.
Além da questão da obra arte, a pintura também proporciona um relaxamento maior para a gestante, que durante esse período acaba sofrendo com maior ansiedade em virtude da chegada do bebê.

Serviço:
Arte Gestacional
Artista Plástica Jéssica da Silva
Telefone: 98063-9722
Página: https://www.facebook.com/flordelisateliedearte/

Reportagem: Ulisses Carvalho
[email protected]

- PUBLICIDADE -