Sem circulação do vírus da febre amarela, Zoológico reabre nesta terça-feira

Assunto:Zoológico Municipal Local:Rosa de França Data:06.10.2017 Foto:Sidnei Barros/PMG

Após realização de inúmeros procedimentos de segurança, a reabertura do Zoológico de Guarulhos será nesta terça-feira (27). O atendimento do local estava interrompido desde 24 de janeiro, como medida preventiva, após morte de um macaco sagui ter resultado positivo para febre amarela.

Na ocasião, o animal se envolveu em uma briga no recinto e, ao realizar os exames para identificar as condições do mesmo, o vírus foi detectado. Porém, a febre amarela não foi a causa da morte do sagui.

Com o pensamento voltado ao bem estar da população, a Secretaria de Saúde intensificou a vacinação na região do Jardim Rosa de França, onde fica o Zoológico. A ação resultou em 98% de cobertura vacinal, o que corresponde quase à totalidade dos moradores da região.

A fim de garantir a proteção dos animais, as áreas que alojam primatas continuam protegidas por telas antimosquitos. Vale ressaltar que os animais são vítimas da doença tanto quanto os humanos. Além disso, foram coletadas amostras de todos os pontos que continham água parada para análise e foi constatado que nenhum mosquito era transmissor da doença.

A circulação do vírus no local não foi detectada e desde o último caso de morte de primata, em dezembro de 2017, não houve mais nenhum óbito. Sendo assim, não há motivos para preocupação. No entanto, é recomendável tomar a vacina em uma Unidade Básica de Saúde do município e, caso não seja possível, utilizar repelente.

Serviço:

O Zoológico Municipal abre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Endereço: Rua Dona Glória Pagnocelli, nº 344 – Jd. Rosa de França. Entrada gratuita.

- PUBLICIDADE -