Estações da CPTM em Guarulhos estão com 95% das obras concluídas

- PUBLICIDADE -

A 23 dias do prazo estabelecido pelo presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Paulo Gonçalves, para a entrega das estações Aeroporto e Cecap, as obras atingiram o percentual de conclusão de 95%. O HOJE visitou as estações nesta quarta-feira (07) e foi possível detectar que apenas estão sendo realizados acabamentos, além do término da instalação dos trilhos para passagem dos trens.
Com previsão para atender aproximadamente 130 mil passageiros por dia, as estações contam com infraestrutura para atendimento não somente para o usuário, mas também para a locomoção dos moradores da região do entorno, em especial, de pessoas com mobilidade reduzida.

Elas estão interligadas diretamente com os mais distintos sistemas de transporte. O usuário que acessar a linha 13-Jade através da estação Aeroporto terá acesso aos bairros da região do Taboão, linhas de ônibus disponibilizadas pela EMTU com circulação pela rodovia Hélio Smidt e também aquelas disponíveis no Terminal Metropolitano do Taboão, além do bicicletário, que tem capacidade para abrigar mais de 200 bicicletas.
Na estação Cecap, o passageiro terá condições de acessar o Terminal Rodoviário e o Hospital Geral de Guarulhos (HGG). As duas estações estão alocadas em uma área com cerca de 40 mil metros quadrados e 12,2 quilômetros de extensão.

O funcionamento será inicialmente apenas nos finais de semana e sem cobrança da tarifa. O horário previsto para as estações funcionarem seria das 9h às 13h no mês de abril, enquanto no mês de maio a ideia seria estender a operação para todos os dias da semana, porém, ainda não há confirmação se o horário seria estendido. Apenas no mês de junho, que linha-13 Jade passaria a iniciar a operação comercial, no horário das 4h à 0h, com cobrança de passagem.

Quando iniciar a cobrança da tarifa, a CPTM pretende implantar os três serviços aos passageiros, como o Connect, com partidas da estação Brás a cada 24 minutos, além do trajeto normal até Engenheiro Goulart e também o CPTM Airport-Express, um serviço expresso saindo da Luz sem paradas até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, porém, o custo da passagem seria mais caro, em torno de R$ 8 ou R$ 10, com previsão para início no mês de julho.

Antônio Boaventura
[email protected]
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -