Guarupass lança aplicativo para combater a criminalidade dentro dos coletivos de transporte público

Guarupass lança aplicativo para combater a criminalidade dentro dos coletivos de transporte público

O prefeito Guti, lançou nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, na sede da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes, e Lazer (Secel), o Botão de Incidente Grave (BIG), agregado ao aplicativo do transporte público municipal, que a Prefeitura oferece em parceria com a Guarupass e a CittaMobi.

“Nosso papel é reforçar o compromisso de combater injustiças sociais, agressões e violências, fazendo parte da construção de uma sociedade empática, que pensa no próximo, reafirmando nossos deveres diante das leis e pessoas. E é também esses princípios que seguimos na Subsecretaria da Mulher. Esperamos, de verdade, que um dia esse aplicativo seja apenas útil, mas não necessário”, afirmou o prefeito.

O lançamento ocorreu durante a abertura do evento “O poder da autoestima”, promovido pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos, no auditório da Secel, em Guarulhos. Na ocasião, os responsáveis pelo aplicativo explicaram a funcionalidade do dispositivo, que já está ativo para o uso de toda a população, e o diretor da Guarupass, Márcio Pacheco, lançou a campanha “Ônibus é lugar de respeito. Chega de abusos”.

BIG

O Botão de Incidente Grave, também conhecido como botão do pânico, está vinculado ao aplicativo CittaMobi, que já está presente no dia a dia dos cidadãos de Guarulhos. É o mesmo que informa a previsão de chegada dos ônibus nas paradas em tempo real. Somente em 2017, o serviço foi acessado mais de 4,7 milhões de vezes por passageiros guarulhenses.

Os cidadãos podem reportar situações graves como assalto, assédio sexual e violência. Basta baixar gratuitamente o aplicativo – procure por “Cittamobi” na Apple Store ou na Google Play -, selecionar uma parada de ônibus, uma linha ou um ônibus, e clicar sobre uma corneta na parte inferior da tela.

Todos os sistemas estarão on-line e um alerta será enviado diretamente aos órgãos de controle de trânsito e segurança da cidade.

“Acreditamos que o aplicativo CittaMobi não se limita em prover informações sobre tempo de chegada dos ônibus nas paradas. O app virou uma plataforma de comunicação da população com as empresas operadoras dos ônibus e também com a Prefeitura de Guarulhos.” salienta Fernando Matsumoto, gerente de produtos da Cittati, empresa que desenvolveu o aplicativo CittaMobi.

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

2 Comentários neste post

  1. Então o citamobi esselente aplicativo mais os ônibus da linha 410 Santa Paula via Dutra não sei oque acontece porque todos os ônibus aparece menos esse 410 via Dutra Santa Paula gostaria de fazer essa denuncia por favor encaminhar pro responsável pelo aplicativo ou pro secretário de transportes …..

    Responder
  2. quem tem q combater a criminalidade é a policia, isso é desvio de dinheiro, para lavar dinheiro, tem muita gente reclamando que paga com cartão e aparece na tela da catraca o valor de R$ 4,70

    Responder

Deixe seu Comentário