Estado de SP lança a versão digital de carteira de habilitação para o celular


O estado de São Paulo passará a emitir a versão digital da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) a partir desta quinta-feira (22). O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) nesta quarta-feira (21), durante a assinatura de um decreto que determinou a criação do sistema biométrico estadual, destinado à identificação pessoal de usuários de serviços públicos.
A versão digital do documento foi inaugurada no país em outubro, quando Goiás lançou a CNH em formato eletrônico. Com a novidade, o modelo de habilitação para celular estará disponível gratuitamente por meio do aplicativo CNH Digital, que pode ser baixado nas lojas virtuais Playstore para sistema Android, ou iTunes para iOS.

Na tela do celular, o documento terá o mesmo valor jurídico daquele impresso. Para obtê-lo, é necessário que a habilitação esteja dentro do prazo de validade, tenha QR-Code e esteja livre de bloqueios (como suspensão).
Caso a habilitação do motorista seja de um modelo sem QR-Code, é necessário solicitar uma segunda via. Além da CNH Digital, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) passará a enviar gratuitamente pelos Correios todos os serviços relacionados à habilitação impressa.
O Sistema Estadual de Coleta e Identificação Biométrica Eletrônica, criado pelo decreto assinado por Alckmin nesta quarta, pretende estender a identificação via impressão digital a outros serviços públicos além da emissão de RG e da CNH.

A ideia é unificar documentos por meio da biometria. Assim, uma pessoa que abrir uma conta junto a uma loja que tiver aderido à identificação digital estadual não precisará comprovar seus dados por meio de cópias impressas de documentos pessoais.

- PUBLICIDADE -