Corpo de Bombeiros faz 55 anos  com 20 mil atendimentos em 2017 na cidade

Corpo de Bombeiros faz 55 anos com 20 mil atendimentos em 2017 na cidade

Inaugurado em 1963, o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Guarulhos completou nesta sexta-feira (23), 55 anos de existência. A unidade guarulhense, localizada no Bom Clima, possui atualmente seis postos que atendem outros sete municípios – Arujá, Santa Isabel, Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã.
Com um efetivo de 268 bombeiros, a unidade atendeu mais de 20 mil ocorrências em 2017. Para o tenente-coronel Jeferson de Mello, a principal deficiência do Corpo de Bombeiros na atualidade, está restrita ao baixo número de profissionais.

“Estamos defasados na questão de efetivo por conta do crescimento da população e com isso cresce o número de ocorrências, principalmente na parte de resgate. Mas, estamos muito bem no que diz respeito aos equipamentos”, explicou Mello.
De acordo com o oficiall, os países mais desenvolvidos contam com 1 bombeiro para cada 1.000 habitantes. Seguindo esta estimativa, o município deveria contar com aproximadamente 1.400 bombeiros para atender as demandas da cidade. Ou seja, neste caso, a defasagem no efetivo do grupamento é de cerca de 700%.
Antigo comandante do 5º Grupamento e atual coordenador da Defesa Civil de Guarulhos, o coronel Waldir Pires declarou se sentir honrado em atuar por mais de 30 anos na condição de bombeiro. “Esse é um dia muito especial pra mim e para todos nós. Iniciei minha carreira neste grupamento como soldado, o qual tenho muita honra. Uma vez bombeiro, sempre bombeiro”, concluiu Pires.

Antônio Boaventura
antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br
Foto: Ivanildo Porto

1 Comentário neste post

  1. Maria Luiza Vitiello

    – parabéns a todos vocês. Que Deus os protejam sempre.

    Responder

Deixe seu Comentário