Corpo de Bombeiros faz 55 anos com 20 mil atendimentos em 2017 na cidade

- PUBLICIDADE -

Inaugurado em 1963, o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Guarulhos completou nesta sexta-feira (23), 55 anos de existência. A unidade guarulhense, localizada no Bom Clima, possui atualmente seis postos que atendem outros sete municípios – Arujá, Santa Isabel, Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã.
Com um efetivo de 268 bombeiros, a unidade atendeu mais de 20 mil ocorrências em 2017. Para o tenente-coronel Jeferson de Mello, a principal deficiência do Corpo de Bombeiros na atualidade, está restrita ao baixo número de profissionais.

“Estamos defasados na questão de efetivo por conta do crescimento da população e com isso cresce o número de ocorrências, principalmente na parte de resgate. Mas, estamos muito bem no que diz respeito aos equipamentos”, explicou Mello.
De acordo com o oficiall, os países mais desenvolvidos contam com 1 bombeiro para cada 1.000 habitantes. Seguindo esta estimativa, o município deveria contar com aproximadamente 1.400 bombeiros para atender as demandas da cidade. Ou seja, neste caso, a defasagem no efetivo do grupamento é de cerca de 700%.
Antigo comandante do 5º Grupamento e atual coordenador da Defesa Civil de Guarulhos, o coronel Waldir Pires declarou se sentir honrado em atuar por mais de 30 anos na condição de bombeiro. “Esse é um dia muito especial pra mim e para todos nós. Iniciei minha carreira neste grupamento como soldado, o qual tenho muita honra. Uma vez bombeiro, sempre bombeiro”, concluiu Pires.

Antônio Boaventura
[email protected]
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -