Com a inauguração de 2 estações, cidade volta a contar com trem depois de 53 anos

Com a inauguração de 2 estações, cidade volta a contar com trem depois de 53 anos

Assim como 31 de maio de 1965, o dia 31 de março de 2018 vai ficar marcado na história de Guarulhos. Depois de quase 53 anos, o segundo maior município do estado de São Paulo volta a ser contemplado pelo transporte ferroviário. Neste sábado (31), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entrega as estações Aeroporto e Cecap, que fazem parte da Linha 13-Jade.

A linha será entregue 13 anos após a primeira promessa feita pelo governo do estado. A programação neste sábado prevê a chegada de Alckmin na estação Cecap, às 10h. Ele virá de trem partindo da estação Engenheiro Goulart, na zona leste da capital. De acordo com a CPTM, as estações guarulhenses irão funcionar somente aos finais de semana em caráter experimental e com operação assistida.

A previsão para inicio da operação comercial é apenas para o terceiro mês de funcionamento do trem, quando passará a funcionar das 4h à 0h, durante todos os dias da semana. A linha possui apenas 12,2 km de extensão. Na semana passada, os testes estáticos e dinâmicos começaram nas duas novas estações, com a utilização do trem de passageiros, que deve atender uma demanda diária de aproximadamente 130 mil pessoas.

“Trem das Onze” – Inaugurada em 1984 para transporte de cargas, a antiga linha de trem Tucuruvi–Guarulhos, denominada de “Trem da Cantareira”, teve suas operações encerradas em 1965. Importante meio de transporte daquela época, à linha foi inspiração para criação da canção “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa.

A antiga estação guarulhense, localizada na praça IV Centenário, abriga atualmente uma base da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Antônio Boaventura

antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br

 

8 Comentários neste post

  1. Regina Aparecida Fiuza

    Vou descer no aeroporto de Cumbica.
    Este trem vai para no Cecp

    Responder
  2. Carlos Marques

    Inaugurada em 1984 e encerrada 1965 não entendi.

    Responder
  3. O ramal de Guarulhos do trem da Cantareira foi inaugurado em 1915 e não em 1984.

    Responder
  4. Bem observado Fábio ,eu já iria reportar o erro de datas mais vc foi mais rápido ,porém uma excelente matéria de Antônio Boaventura

    Responder
  5. Graças a Deus que agora tem o novo trem em Guarulhos que deveria ter chegado a muito aqui em Guarulhos mas eu estou muito feliz que agora sim tem novo trem para nós usar que ótimo.??????????

    Responder
  6. Graças a Deus que agora tem o novo trem em Guarulhos que deveria ter chegado a muito aqui em Guarulhos mas eu estou muito feliz que agora sim tem novo trem para nós usar que ótimo.

    Responder
  7. Antonio

    A base da guarda metropolitana . O Sr Guti tirou . Agora virou abrigo de moradores de rua!!!

    Responder
  8. os donos e empresários de ônibus de guarulhos estão preocupados pois os mesmos torciam contra este projeto,tomara que seja ampliada o quando antes ,pois guarulhos tem uma das conduções de ônibus mais cara do estado de são paulo e péssima

    Responder

Deixe seu Comentário