Exposição de arte sacra Aleluia fica no Shopping Maia até este domingo

- PUBLICIDADE -

A exposição “Aleluia” fica no Parque Shopping Maia até este domingo (01 de abril). Com imagens de 20 santos populares brasileiros, além de montagem e cenografia inédita, a exposição começou no shopping no dia 16 de março.

O Senhor enviará bênçãos aos seus celeiros e a tudo o que as suas mãos fizerem.”, com a passagem bíblica em Deuteronômio 28:8, os artistas Berg Araújo e Irlânia Mêrces se inspiram para apresentar em exposição uma relação de trânsito, troca e simbioses entre a arte e o sagrado.

Segundo os artistas, a proposta é trazer o sagrado e o intangível da beleza da fé, materializado nas vestimentas de cada santo. Desta maneira, os trabalhos da dupla encantam por duas vertentes indissociáveis do mundo das artes: a técnica minuciosa e detalhista, bem como uma rica combinação de elementos, cores e estilo. O resultado desta harmonização sensibiliza o público pelos olhos, coração e saber artístico, em uma atmosfera de fé e cultura.

Nossa Senhora Aparecida, das Dores, Conceição, de Bom Sucesso, São Francisco, São Jorge, São Benedito e Santo Antônio são algumas das imagens escolhidas para esta exposição. A curadoria teve como objetivo trazer as principais imagens devocionais no Brasil, levando em conta a devoção, os festejos populares e o que cada uma delas representam para seus devotos.

Forte laço com a fé é a inspiração para as obras

Guarulhense radicado Berg Araújo desde cedo se envereda pela arte, em especial a arte sacra. O primeiro contato ocorreu nos tempos de liturgia. Coroinha da igreja de Itapetinga, no estado da Bahia, foi através das festas e cerimônias católicas que Berg pode ter contato com um mundo de símbolos e significados que marcariam o imaginário adolescente. Túnicas, vestes, estolas, alfaias, casulas, véus e coroas compunham o cenário em que se desenhavam sua experiência mais lúdica de vida.

Já Irlânia Mercês, é natural da cidade de Salvador. Incentivada pelos pais desde muito cedo desenvolveu o talento para as artes e o artesanato. Autodidata, aos 12 anos já confeccionava as primeiras obras. Apaixonada pelo ofício e no seu modesto aprendizado foi aprimorando sua arte e compartilhando seu talento com amigos e colegas. Respirando os ares de uma capital Patrimônio da Humanidade, repleta de arte Barroca e religiosidade, naturalmente deixou-se e influenciar e assim foi construindo sua referência estética.

Serviço:

Exposição de arte sacra “Aleluia”

Endereço: avenida Bartolomeu de Carlos, n° 230, Jardim Flor da Montanha (dentro do Parque Shopping Maia).

Data: Até 01 abril

 

 

- PUBLICIDADE -