Cartórios e postos de Guarulhos fazem plantão neste sábado

- PUBLICIDADE -

A partir de amanhã, os cartórios eleitorais e postos de atendimento de Guarulhos realizarão plantão aos sábados durante o mês de abril. O objetivo é facilitar o atendimento ao cidadão que não fez a coleta biométrica, para que regularize a sua situação até 9 de maio, data-limite do calendário eleitoral para alistamento, transferência e atualização de dados.

A biometria em Guarulhos é obrigatória. Dos 945.636 eleitores do município, 713.468 realizaram a identificação, o equivalente a 75,45% do total. No total, 225 mil eleitores não se cadastraram no período da revisão do eleitorado. Quem não comparecer até 9 de maio terá o título cancelado e não poderá votar nas eleições de 2018. Após esse prazo, o cadastro nacional de eleitores é fechado para a organização do pleito.

O regime de plantão inicia-se já neste sábado, dia 7 de abril, e prossegue nos dias 14, 21 e 28 do mesmo mês. Nos cartórios e na central de atendimento do Jardim Cumbica, o atendimento, mediante agendamento, será das 9h às 17h. O horário de funcionamento é diverso nos postos do Shoppings Maia e Bonsucesso: das 10h às 17h.

Biometria

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Ligado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

A biometria obrigatória está sendo implementada gradativamente no Estado de São Paulo. Para o biênio 2017-2018, 85 municípios foram incluídos no procedimento, entre eles Guarulhos. No total, 100 cidades devem votar neste ano utilizando a identificação biométrica de todo o seu eleitorado.

O que levar

Para realizar a biometria, é preciso levar documento original de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título eleitoral, caso tenha.

Opções e horários de atendimento em Guarulhos aos sábados de abril:

  • Avenida João Veloso da Silva, 1181 – Cidade Jardim Cumbica: das 9h às 17h.
  • Parque Shopping Maia: Avenida Bartolomeu de Carlos, 230 – Jardim Flor da Montanha: das 10h às 17h.
  • Central de Atendimento no Shopping Bonsucesso: Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5308 – Jardim Albertina: das 10h às 17h.
  • Cartórios das 176ª, 185ª, 278ª, 279ª, 393ª, 394ª e 395ª Zonas Eleitorais: das 9h às 17h.

 

- PUBLICIDADE -