Com pórticos, Guarulhos passa a integrar a rota turística Bandeirante–Fernão Dias

- PUBLICIDADE -

Prestes a se tornar Município de Interesse Turístico (MIT), programa de fomento ao turismo do governo do estado, a cidade de Guarulhos passou a integrar nesta quinta-feira (5) a Rota turística Bandeirante–Fernão Dias. Também integram este roteiro outros 12 municípios da região bragantina e das serras.

Os portais de representação e informação da cidade neste programa estão instalados na rua Felício Marcondes, na região central, e na avenida Benilde Martinês Quintas, 394, no bairro Água Azul. O roteiro dos bandeirantes contempla as cidades de Atibaia, Bragança Paulista, Boa Jesus dos Perdões, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia, Pedra Bela, Santa Isabel, Tuiuti e Vargem.

“Homem público não tem que ter vaidade, quando tem um projeto bom ele tem que encampar, independente de quem tenha começado. É óbvio que cada um tem as suas especificidades e não queremos comparar com a Europa, longe disso. É extremamente vital para que a gente consiga ter um futuro maravilhoso reconhecer o nosso passado”, disse o prefeito Guti (PSB).

Esta rota pedestre tem como objetivo resgatar as expedições conhecidas como bandeiras, que desbravaram as matas do interior desta região nos séculos XVI e XVII. Elas tinham como propósito a procura de riquezas minerais e a busca por mão de obra indígena para utilizá-la nas lavouras de cana de açúcar, importante produto da economia paulista naquela época.

“Ela vem pra lembrar a história e saudar, justamente, os bandeirantes que foram desbravadores. Olhar para esta rota vai nos ajudar a entender a beleza natural que possui as nossas cidades. Estamos com o nosso processo bastante avançado do MIT e vamos publicar nesta sexta-feira (06) no Diário Oficial a nova lei do Comtur, que já foi aprovada, e já está no Governo do Estado”, concluiu Rodrigo Barros, secretário de Desenvolvimento Cientifico, Econômico, Tecnologia e Inovação (SDCETI).

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

 

- PUBLICIDADE -