Prefeitura retira 114 toneladas de resíduos de vias em março

Prefeitura retira 114 toneladas de resíduos de vias em março

A prefeitura retirou durante o mês de março 114 toneladas de resíduos descartados irregularmente nas ruas, praças e terrenos da cidade. A quantidade equivale a 50 caminhões de 5m³ cada. O balanço do trabalho realizado pelo Departamento de Limpeza Urbana (Delurb), Secretaria de Serviços Públicos, foi divulgado nesta segunda-feira (9).

Os pontos mais problemáticos foram às ruas Faustino Ramalho e Vicente Melro, na Vila Galvão, de onde foram retirados 18 caminhões de resíduos, como entulho, móveis velhos e rejeitos não recicláveis. Durante a limpeza, materiais que podem ser reciclados, como madeira, por exemplo, são separados e encaminhados às recicladoras da cidade.

O problema recorrente em diversos pontos da cidade consome recursos que poderiam ser empregados de melhores formas, como explica Felipe Gabriel Nagem, diretor de Limpeza Urbana.  “Servidores e equipamentos que poderiam estar alocados em outros serviços de zeladoria e melhorias para a cidade, têm de fazer repetidamente este serviço de limpeza devido à falta de consciência de algumas pessoas que insistem em despejar resíduos nas ruas. Apesar da fiscalização e da limpeza constantes, a situação só vai mudar quando todos  exercerem sua responsabilidade sobre o zelo com a cidade. Para isso, é fundamental respeitar os dias e horários da coleta de lixo domiciliar, bem como a utilização dos PEVs para outros inservíveis”.

Fiscalização e Multa

De acordo com a Lei 7.572/2017, o valor da multa por irregularidades relacionadas ao descarte irregular de resíduos pode ultrapassar R$ 40 mil, valor que varia de acordo com fatores como quantidade de resíduos e horários. Além disso, em caso de flagrante, há a apreensão do veículo usado para o descarte e, em caso de reincidência, o mesmo pode ser incorporado ao patrimônio público municipal.

O descarte irregular de lixo e entulho pode ser denunciado no telefone 2468-7200, de 2ª. a 6ª feira, das 8h às 17h, e também pelo Disque Denúncia Verde: 0800 772 2006.

Endereços e mais informações sobre os PEVs: http://www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/pev

1 Comentário neste post

  1. Maria Teresinha Costantino

    Na rua Octacilio Malheiros, cruzamento com a Alameda Amélia está com toneladas de lixo, inclusive animais mortos

    Responder

Deixe seu Comentário