Guarulhos apresenta aplicativo para busca de vagas de emprego nesta quinta-feira


A prefeitura lança, nesta quinta-feira (03),uma nova ferramenta para auxiliar os munícipes na busca por emprego: o CittaJob – uma função dentro do aplicativo CittaMobi, que informa aos usuários do transporte público os horários das linhas de ônibus e suas paradas pela cidade. O principal benefício será notificar o passageiro sobre as oportunidades de trabalho nas proximidades de onde está à espera do transporte público.

A proposta desse novo serviço é auxiliar o usuário em sua recolocação profissional, bem como apresentar possibilidades de trabalho próximas a sua residência. O aplicativo informará a vaga e os requisitos necessários para a candidatura, porém não fornecerá o nome da empresa empregadora ou seu endereço. Caso haja interesse pela vaga, o aplicativo direcionará o potencial candidato a uma unidade do Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda de Guarulhos (CIET), onde é realizado o processo de seleção.

De acordo com a Secretaria Municipal do Trabalho, as vagas disponibilizadas no aplicativo serão atualizadas uma vez ao dia pela equipe da Pasta.

Desemprego

O Brasil registra 12,7 milhões de desempregados, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, por meio da pesquisa Pnad Contínua, divulgada no último mês de fevereiro. Na região metropolitana, que inclui Guarulhos, o desemprego em 2017 foi maior que em 2016, segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese. Em dezembro, a taxa foi de 16,9% na área em que envolve as 38 cidades mais a capital paulista. No mesmo período em 2016 foi de 16,2%. Ao todo são 62 mil desempregados a mais no ano, somados a mais 90 mil pessoas terem saído da população economicamente ativa.

A região leste da Grande São Paulo, que engloba municípios como Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, entre outros, é a que tinha a maior taxa de desemprego, 19,6% em dezembro.

CittaMobi

O CittaMobi, aplicativo de smartphone que informa a previsão de chegada dos ônibus nas paradas em tempo real, foi implantado na cidade de Guarulhos em 2017 e acessado mais de 4,7 milhões de vezes pelos usuários da cidade. O CittaMobi está disponível na Apple Store ou Google Play.

Foto: Leonardo Vitulli / PMG

 

- PUBLICIDADE -