Prazo para regularização do título de eleitor se encerra nesta 4ª feira

- PUBLICIDADE -

Termina nesta quarta-feira (9) o prazo para que o eleitor de Guarulhos possa regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. Quase 730 mil eleitores dos pouco mais de 955 mil fizeram o cadastramento biométrico até o momento, segundo dados disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Ou seja, cerca de 230 mil eleitores precisam fazer a regularização para terem o direito de votar nas próximas eleições.

O HOJE percorreu os cartórios eleitorais na cidade e constatou que a falta de tempo foi a principal justificativa dos eleitores por deixar para os momentos finais do prazo estabelecido pelo TRE-SP para fazer a regularização com a Justiça Eleitoral por meio da biometria.

“Eu vim várias vezes e a fila estava enorme, e fui empurrando até o último dia, até mesmo pela falta de tempo em função do horário que trabalho. Só imagino o montante que gera o pagamento por todos que estão regularizando. Isso é um meio de tirar dinheiro também”, justificou o operador de máquinas Enildo Pereira dos Santos, 44 anos.

O cadastramento biométrico é obrigatório e pode trazer prejuízos futuros para o eleitor. Para regularizar o título será preciso pagar a multa de R$ 3,51 por não ter realizado a biometria no período estabelecido pela Justiça Eleitoral. A biometria em Guarulhos, pode ser realizada em qualquer uma das zonas eleitorais – 176º, 185º, 278º, 279º, 393º, 394º, 395º -, além do Poupatempo e os postos do TRE-SP localizados nos bairros de Cumbica e nos shoppings Bonsucesso e Parque Maia.

Para fazer o cadastro é necessário agendamento prévio pelo site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br/). O eleitor de Guarulhos também pode fazer a biometria na capital paulista, no posto do Anhangabaú, na rua Falcão Filho, 121, ao lado da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

 

- PUBLICIDADE -