Guarulhos conta com 880 mil pessoas imunes ao vírus da febre amarela


Desde outubro do ano passado, Guarulhos convive com os riscos de contração do vírus da febre amarela, que vitimou, até o momento, 30 munícipes neste período, segundo a secretaria de Saúde. Diante deste quadro, a Prefeitura revelou que o município conta com 880 mil pessoas imunes ao vírus, o que corresponde a quase 70% da população. As doses ficarão disponíveis nas unidades de Saúde da cidade durante o ano todo.

Entretanto, em setembro do ano passado, o governo municipal ressaltou que a meta estabelecida seria a imunização de 1 milhão de habitantes. Dentro desta proposta, o município, ainda, precisa vacinar aproximadamente 120 mil habitantes. A secretaria de saúde ressalta que a vacina contra a febre amarela passa a integrar as doses de rotina do calendário nacional de imunização.

O processo de vacinação na cidade começou no dia 28 de outubro do ano passado após a confirmação do diagnóstico de febre amarela em um macaco no Horto Florestal, em São Paulo. Diante da ameaça, o Governo do Estado, por meio de uma ação cautelar preventiva, acolheu a solicitação da Secretaria Municipal de Saúde e liberou, naquela ocasião, 50 mil doses da vacina contra a febre amarela.

Esta ação tinha como propósito imunizar, exclusivamente, naquele momento, os moradores de três bairros limítrofes com a região de mata da zona norte de São Paulo: Cambará, Recreio São Jorge e Cabuçu. A ação preventiva foi ampliada e, atualmente, as doses contra a doença estão disponíveis em todas as UBS da cidade.

A administração pública ressalta que o risco de contração do vírus ainda existe na cidade e alerta sobre a necessidade da vacinação para as pessoas que estão ou irão visitar áreas consideradas de risco. Até o momento foram confirmados 30 óbitos em decorrência da doença, sendo 17 de pessoas que contraíram febre amarela fora do município e 13 autóctones (infectados dentro do território de Guarulhos).

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

- PUBLICIDADE -