Saúde vacina mais de 11 mil pessoas em dia de mobilização

- PUBLICIDADE -

O Dia D de Mobilização contra a Gripe vacinou 11.679 pessoas no último sábado, dia 12. A campanha teve a participação de todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, sendo que as unidades Paraventi, Vila Rio, Carmela e Cummins ofereceram consultas e coleta de exames, totalizando cerca de mil atendimentos, dentro do Programa Saúde Agora. A Vacinação contra a Gripe vai até o próximo dia 1º de junho.

Além de imunizar contra a gripe, as unidades também atualizaram as carteirinhas, colocando em dia as doses em atraso contra a caxumba, sarampo, rubéola e febre amarela. Desde o início da Campanha até agora, 103.953 pessoas já foram vacinadas em Guarulhos.

Devem se vacinar contra a gripe os trabalhadores da área de Saúde; indígenas; pessoas com 60 anos ou mais; mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias; crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias; professores das redes pública e privada de ensino; e portadores de doenças crônicas mediante solicitação médica. Também será imunizada a população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas (Fundação Casa), além de funcionários do sistema prisional.

Esses são os grupos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde, por apresentar maior vulnerabilidade de complicações em decorrência da gripe. A definição é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da Influenza.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -