Em virtude da greve dos caminhoneiros, vacina contra gripe é prorrogada até 15 de junho

O Governador Geraldo Alckmin, participa do anúncio da Campanha da Vacinação Contra Gripe e Ampliação do Público-alvo. DATA 12/05/2017. LOCAL: São Paulo/SP. FOTO: Diogo Moreira
- PUBLICIDADE -
ACE

Inicialmente prevista para encerrar nesta sexta-feira, 1° de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será prorrogada até o próximo dia 15, por decisão do Ministério da Saúde, devido à greve dos caminhoneiros. Em Guarulhos, 159.812 pessoas foram imunizadas até o momento, de acordo com prévia divulgada pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira, dia 30. O número corresponde a uma cobertura vacinal de 54,93%.

A vacina protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e B e pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Devem ser imunizados: trabalhadores da saúde; indígenas; pessoas com 60 ou mais; crianças de seis meses até menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas com doenças crônicas (com solicitação médica); professores; pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas (Fundação Casa); e funcionários do sistema prisional.

A meta da Secretaria de Saúde é vacinar aproximadamente 280 mil pessoas, as quais fazem parte do grupo prioritário selecionado pelo Ministério da Saúde, que segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Por isso, são priorizados os grupos suscetíveis ao agravamento e doenças respiratórias.

Foto: Ivanildo Porto

 

 

- PUBLICIDADE -