Prefeitura quer substituir outros 40 ônibus até o final deste ano

Prefeitura quer substituir outros 40 ônibus até o final deste ano

Depois de substituir 100 veículos nos últimos dias, a Prefeitura de Guarulhos pretende trocar outros 40 ônibus até o final deste ano. O valor do investimento é de pouco mais de 400 milhões neste processo de renovação da frota dos coletivos da cidade. De acordo com a administração pública, cerca de 75% dos micro-ônibus que fazem parte do sistema classificado como alimentador foram trocados.

Os novos veículos, que circulam com novo layout, vêm equipados com suspensão a ar, proporcionando mais conforto aos passageiros, GPS e biometria fácil, equipamento que garante a melhor leitura dos benefícios de gratuidade pelo sistema. A biometria foi implantada em 2016 e atualmente faz parte tanto do sistema permissionário, quanto da concessão.

“Em 2016 houve uma renovação de mais de 100 veículos – 50 na área 2, 20 articulados e outros 30 convencionais da área 3, todos convencionais. [Neste ano foram realizados] investimentos de quase 40 milhões nestes veículos. Esses ônibus de três e cinco portas são para [melhor] atender as demandas de embarque e desembarque de passageiros na cidade de Guarulhos”, disse Márcio Pacheco, diretor executivo da Guarupass.

Atualmente, o município de Guarulhos conta com uma frota de 587 veículos no sistema de transporte coletivo. Contudo, Pacheco ressalta que está prevista a troca de outros 40 veículos até o final deste ano, além de revelar a reformulação que está em curso de algumas linhas do sistema para melhor atender as demandas existentes.

“Existe um plano para a troca. E até o final do ano serão entregues mais 40 veículos da área 3. Existe [também] um plano de renovação para o ano que vem. Esta havendo algumas reformulações nas linhas. Foram inseridas e criadas por conta do atendimento a área da saúde. Quem determina e organiza e tem a participação das empresas concessionárias é a STT”, concluiu.

Já O sistema alimentador, responsável pela ligação dos bairros com os terminais de ônibus já conta com 232 novos micro-ônibus, o que representa 75% de renovação da frota de permissionários. Além de GPS, os novos ônibus contam com pontos USB para carregar celular. Os micro-ônibus atendem 130 mil pessoas por dia, em 42 linhas.

Antônio Boaventura

antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br

Foto: Ivanildo Porto

3 Comentários neste post

  1. Marcelo Baltazar Cordeiro

    Na linha 351 que faz a linha Terminal Cecap-Shopping só tem sucata além ônibus sujos e carros q vieram da linha 330 q só andava na buraqueira da Cidade Satélite e sem contar na Avenida Santos Dumont q é uma lástima e poderiam colocar estes carros novos na linha 351

    Responder
  2. Leonardo

    Deveriam era colocar mais micros na linha 821 (Terminal São João – Vila Carmela) pra reduzir os intervalos cada vez maiores, isso sim. Todo dia eu espero quase 40 minutos tanto na ida quanto na volta. Não tem hora pra passar, se você perder um pode sentar e esperar. Essa semana o que sai 6:30 do terminal saiu 6:50 e o que vem do Carmela demorou 40 minutos pra passar na Armando Bei (cheguei 19:05 e só passou 19:45). Uma vergonha.

    Responder
  3. Toda modernidade é bem vinda,mas o treinamento e educação de “alguns” nem todos operadores digo motorista e cobrador estão aptos a lidar ou tratar com o público,pagar tarifas alta ou gratuidade deveríamos ser melhor tratado,ex.perguntarmos a um deles “nem todos” nunca sabem informarem o trajeto das linhas !

    Responder

Deixe seu Comentário