Prefeitura quer substituir outros 40 ônibus até o final deste ano

- PUBLICIDADE -

Depois de substituir 100 veículos nos últimos dias, a Prefeitura de Guarulhos pretende trocar outros 40 ônibus até o final deste ano. O valor do investimento é de pouco mais de 400 milhões neste processo de renovação da frota dos coletivos da cidade. De acordo com a administração pública, cerca de 75% dos micro-ônibus que fazem parte do sistema classificado como alimentador foram trocados.

Os novos veículos, que circulam com novo layout, vêm equipados com suspensão a ar, proporcionando mais conforto aos passageiros, GPS e biometria fácil, equipamento que garante a melhor leitura dos benefícios de gratuidade pelo sistema. A biometria foi implantada em 2016 e atualmente faz parte tanto do sistema permissionário, quanto da concessão.

“Em 2016 houve uma renovação de mais de 100 veículos – 50 na área 2, 20 articulados e outros 30 convencionais da área 3, todos convencionais. [Neste ano foram realizados] investimentos de quase 40 milhões nestes veículos. Esses ônibus de três e cinco portas são para [melhor] atender as demandas de embarque e desembarque de passageiros na cidade de Guarulhos”, disse Márcio Pacheco, diretor executivo da Guarupass.

Atualmente, o município de Guarulhos conta com uma frota de 587 veículos no sistema de transporte coletivo. Contudo, Pacheco ressalta que está prevista a troca de outros 40 veículos até o final deste ano, além de revelar a reformulação que está em curso de algumas linhas do sistema para melhor atender as demandas existentes.

“Existe um plano para a troca. E até o final do ano serão entregues mais 40 veículos da área 3. Existe [também] um plano de renovação para o ano que vem. Esta havendo algumas reformulações nas linhas. Foram inseridas e criadas por conta do atendimento a área da saúde. Quem determina e organiza e tem a participação das empresas concessionárias é a STT”, concluiu.

Já O sistema alimentador, responsável pela ligação dos bairros com os terminais de ônibus já conta com 232 novos micro-ônibus, o que representa 75% de renovação da frota de permissionários. Além de GPS, os novos ônibus contam com pontos USB para carregar celular. Os micro-ônibus atendem 130 mil pessoas por dia, em 42 linhas.

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -