Prefeitura pretende ampliar para 600 o número de praças adotadas na cidade

- PUBLICIDADE -

Com o propósito de ampliar a conservação e manutenção das áreas verdes, a Prefeitura de Guarulhos busca ampliar o número de espaços a serem adotados na cidade. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Abdo Mazloum, a administração municipal tem como meta atingir a marca de 600 parques adotados até o final deste ano por meio do programa Adote uma Área Verde. Atualmente o programa conta com 100 praças adotadas.

A gestão Guti pode direcionar suas ações de conservação e manutenção dos quase 1.500 pontos de área verde entre praças, canteiros e jardins. Neste processo de adoção, a empresa pode divulgar o seu nome nas praças. Mas ela fica com a responsabilidade, em caso de adoção, a manter as áreas em perfeitas condições de uso para a comunidade.

“Estamos fazendo o mapeamento e também indicando para que algumas empresas próximas a elas possam estar adotando. O custo é de quase R$ 800 por mês para a conservação das praças. Têm empresários que cuidam de alguns locais e não querem colocar o nome. Agem simplesmente pela questão ambiental”, explicou Mazloum.

Entretanto, a prefeitura se compromete a disponibilizar o acervo das áreas públicas para esta ação, além de oferecer orientação e suporte técnico, inclusive paisagístico. A administração pública também terá como incumbência a fiscalização sistemática e monitoramento daquela área. O acordo é válido por dois anos.

“Nós fazemos a fiscalização porque temos a obrigação de fazer a manutenção da praça, roçagem e limpeza. A gente tem que fiscalizar, caso contrário, acaba o contrato. Estou pedindo até para verificar a possibilidade de incluir uma multa caso o contrato não seja cumprido”, concluiu.

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -