Prefeitura lança projeto de replantio de árvores em parques públicos

A Divisão de Implantação e Manutenção de Parques, da Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos (Sema), lançou nesta segunda-feira, dia 17, no Bosque Maia, o Projeto de Enriquecimento Florístico (PEF), nome técnico que se dá à recomposição de florestas nativas. Essa ação também se estenderá para outros parques públicos da cidade.

Neste primeiro momento, o maior parque da cidade, o Bosque Maia, vai receber cerca de 200 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, entre elas pau-brasil, palmito-jussara, manacá-da-serra, cabreúva, jenipapo e açaí.

De acordo com a Sema, com as intempéries climáticas ou mesmo por motivo de doenças, algumas espécies nativas desaparecem de seu habitat. Até mesmo a queda de uma árvore adulta pode derrubar outras 20 no seu entorno, dependendo do adensamento do local. Com isso, por meio do PEF serão replantadas dentro dos parques públicos as árvores que foram suprimidas de forma natural, especialmente as espécies mais vulneráveis.

Cenário

Dados da SOS Mata Atlântica mostram que Guarulhos possui 27,15% da sua Mata Atlântica original, mais de 8.600 hectares, isso é equivalente a 464 campos de futebol. No entanto, é imperativo preservar o que existe atualmente e aumentar esse bioma tão importante para a cidade.

Uma árvore adulta pode retirar da atmosfera 15,6 quilos de dióxido de carbono da atmosfera, absorver 250 litros água por dia e lançar no ar 60 litros de água por meio de vapor. Além de reduzir a poluição sonora, ela é fundamental para minimizar os efeitos das ilhas de calor existentes em vários locais, além de atrair pássaros e proporcionar uma paisagem bem mais agradável.

O projeto beneficiará o Bosque Maia e os parques City Las Vegas, Parque da Casa do Atleta, JB. Maciel, Portuguesinha, ETA Cumbica, Chico Mendes, José de Alencar, Fracalanza, Balneário Água Azul, entre outros. Serão plantadas mais de 5 mil mudas das mais variadas espécies, todas nativas da Mata Atlântica e com baixa capacidade de recuperação natural. Os locais foram selecionados por apresentarem ainda algumas das características originais do bioma local.

Serviço:

A Secretaria de Meio Ambiente ressalta que a participação no PEF é aberta à população. Os interessados podem ligar para o telefone 2475-9862 e se inscrever para as ações que vão melhorar a qualidade de vida de todos.