Por excesso de reclamações, vereador propõe legislação que prevê manutenção de vias com buraco em até 24 horas

Em função do excesso de contestações relacionadas aos buracos deixados nas vias por autarquias como o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos (Proguaru), além de outras prestadoras de serviço, o vereador João Dárcio (Podemos) propõe a criação de legislação para que os buracos causados pelos serviços realizados na via sejam tapados por elas em até 24 horas.

“Uma das maiores reclamações é exatamente essa de buracos em via pública e calçados abertos por concessionárias que prestam algum tipo de serviço. E depois de resolvido o problema, o buraco fica lá como herança, dias e até meses sem ser devidamente fechado”, explicou o vereador João Dárcio.

A respectiva proposta, que tem como objetivo agilizar e proporcionar maior efetividade nesta ação, teve a aprovação da comissão Permanente de Desenvolvimento Urbano e Econômico da Câmara Municipal, que tem a vereadora Sandra Gileno (PSL) como presidente, e deve constar na pauta de votação durante o próximo mês. Os parlamentares retornam do recesso no dia 02 de agosto.

“Tivemos essa ideia de dar a concessionária à responsabilidade e prazo para ser fechado o buraco aberto por ela, dentro inclusive, das normas técnicas. Ou seja, um trabalho bem feito”, declarou o representante do Podemos no legislativo municipal.

Entretanto, o parlamentar entende que não era necessário a criação de uma lei para que este serviço possa ser executado de forma adequada e rápida. “Na verdade nem precisaria de lei para isso, poderia prevalecer o bom senso. Mas o descaso e a falta de comprometimento são tão grandes que somos obrigados a legislar sobre a matéria”, concluiu.

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto