Quase 70% das vítimas fatais por acidente de motocicleta em Guarulhos estão na faixa etária de até 29 anos


Quase 70% das vítimas fatais em acidentes provocados por motocicletas em Guarulhos pertencem a faixa etária de até 29 anos. No mês de junho do ano passado, o município registrou seis óbitos relacionados à condução deste veículo. Entretanto, esse número veio a se repetir no mesmo período deste ano. Os dados foram fornecidos pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga – SP).

No período compreendido aconteceram 12 acidentes com vítimas fatais no trânsito guarulhense envolvendo motocicletas. Destes, oito estavam na faixa etária de até 29 anos. Um deles era menor de idade, três entre 18 e 24 anos e outros quatro com idade entre 25 e 29 anos. Houve também registro de óbitos envolvendo pessoas que estavam na faixa etária entre 30 e 64 anos.

Estes acidentes aconteceram em sua maioria no período noturno entre 18h e 24h, tendo o sábado como o dia de maior constatação de incidentes no trânsito com 34%. De acordo com o Infosiga – SP, 92% das vítimas são do sexo masculino, enquanto apenas 8% das mulheres morrem em acidentes com envolvimento de motocicletas nas vias da cidade. O relatório também aponta o condutor como a principal vítima deste tipo de fatalidade.

Este programa do Governo do Estado de São Paulo tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo.

Ele é composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. As secretarias são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

 

- PUBLICIDADE -