O eclipse lunar mais longo deste século e tão esperado pelos amantes da astronomia, poderá ser visto nos céus de Guarulhos às 17h39, segundo informação confirmada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A melhor capital para assistir será a cidade do Recife, em Pernambuco, onde o eclipse começa primeiro, às 17h15.

As eclipses lunares ocorrem quando a Lua atravessa a região de sombra que a Terra projeta no espaço. O evento pode ocorrer em até duas vezes por ano em algum lugar deste planeta, e a última vez que houve no Brasil, ocorreu no dia 27 de setembro de 2015, porém, o próximo será em 21 janeiro de 2019.

A totalidade do eclipse deverá durar uma 1 hora e 43 minutos. EM São Paulo, o horário previsto de acordo com a SAB é também às 17h39. Os melhores continentes para assistir ao eclipse será o continente africano e asiático. Já no Brasil, quanto mais perto do litoral melhor para ver o eclipse.

Para ver o eclipse não precisa de nenhuma proteção nos olhos, e ele pode ser visto a olha nu, ou através de binóculos ou luneta.

Foto: Marcello Casall JR/Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here