Semana da Amamentação abre a programação do Agosto Dourado

- PUBLICIDADE -

A abertura oficial da 18ª Semana da Amamentação de Guarulhos, nesta quinta-feira (2), dará início à programação do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno e à saúde da criança. “Aleitamento Materno: a base da vida” é o tema do evento deste ano, que será realizado a partir das 9 horas, no Adamastor Centro.

O tema será abordado com um enfoque diferente este ano no município: em vez da visão do médico pediatra, a palestra magna que abrirá os trabalhos do dia vai mostrar a percepção da cirurgiã dentista Simone Giancrisfaro, que falará sobre a importância da amamentação no desenvolvimento crânio-facial da criança.

A solenidade de abertura terá ainda exibição de vídeo depoimento de uma mãe, que vai retratar a importância do Banco de Leite Humano de Guarulhos para que ela conseguisse amamentar seu bebê, exposição das experiências exitosas em aleitamento materno desenvolvidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como apresentações musicais, por meio de parceria com a Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer).

Na cidade, a programação da Semana da Amamentação se estende até o final do mês em todas as UBS, dentro do Agosto Dourado. Café da manhã, chá para gestantes, sessão de fotos, orientações sobre os direitos da mãe que amamenta, oficinas com manejo clínico da amamentação, apresentação de vídeos, visitas monitoradas ao Banco de Leite, concurso de desenho sobre o assunto e palestras, como a que vai abordar o tema “Leite Materno: um santo remédio”, são algumas das atividades programadas pelas UBS.

“Vivemos em uma sociedade capitalista que pode até impor embargos econômicos a países que incentivam o aleitamento materno, por contrariar os interesses do setor empresarial. Mas não podemos deixar de esclarecer que nenhuma fórmula láctea se compara aos benefícios da amamentação que, além de reduzir custos, diminui o número de internações, medicações, melhora a cognição e estimula o desempenho intelectual da criança”, defende a médica pediatra Luciane Régis de Oliveira, coordenadora da Rede Cegonha.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, que visa implantar uma linha de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

 

- PUBLICIDADE -