Unidades do CATe oferecem vagas de emprego e cursos profissionalizantes

- PUBLICIDADE -

Os Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) são as unidades da Prefeitura de São Paulo responsáveis pelo atendimento aos cidadãos que buscam orientação e inserção no mercado de trabalho. Administrados pela Secretaria Municipal do Trabalho e do Empreendedorismo, os locais captam, cadastram e oferecem aos desempregados e trabalhadores em situação de vulnerabilidade vagas para reinserção no mercado de trabalho, além de promover ações de fomento ao empreendedorismo e autoemprego.

São 24 unidades espalhadas por todas as regiões da cidade. Para o atendimento, é necessário ter 14 anos ou mais e apresentar o RG, CPF, a carteira de trabalho e o número do PIS. Caso o trabalhador não possua PIS, o número deste documento será gerado no primeiro atendimento.

Após fazer o cadastro, os profissionais dos Centros de Intermediação de Mão de Obra inserem as informações fornecidas pelo trabalhador no Portal Emprega Brasil, onde é feito o cruzamento dos dados dos candidatos com as vagas disponíveis no banco de dados, permitindo, de forma ágil, prática e segura, identificar e localizar as vagas de emprego mais adequadas ao perfil do candidato.

Durante o atendimento, caso exista uma vaga de emprego compatível com o perfil profissional do trabalhador, ele receberá uma carta de encaminhamento para participar dos processos seletivos. A seleção é realizada na própria unidade do CATe, por uma equipe de psicólogos e selecionadores experientes, preparados para aplicar processos seletivos adequados aos critérios exigidos para o preenchimento das vagas.

Além do encaminhamento ao emprego, as unidades prestam atendimento para a formalização do Microempreendedor Individual (MEI), orientação trabalhista e previdenciária para pessoa física e microempreendedor individual e presta atendimentos em programas sociais voltados à inserção socioeconômica e de apoio do trabalhador e/ou de fomento ao empreendedorismo.

Todas as quartas, das 9h às 10h, algumas unidades do CATe oferecem as Oficinas de Orientação ao Trabalho. A ação gratuita tem o objetivo melhorar o perfil pessoal e profissional dos trabalhadores que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Essa atividade é considerada apenas de orientação e não oferece título de curso ou capacitação profissional.

 

- PUBLICIDADE -