UBSs ampliam ações de amamentação no dia D do Agosto Dourado

- PUBLICIDADE -

Caminhada, “mamaço”, café da manhã e chá da tarde com sorteio de brindes, teatro e ensaio fotográfico são algumas das atividades programadas para a próxima sexta-feira (17), Dia D do Agosto Dourado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesta data, todas as UBS vão intensificar as ações deste mês, que é dedicado à saúde da criança e à promoção do aleitamento materno, dentro do Programa Movimenta Saúde, que propõe a discussão de temas voltados à qualidade de vida o ano todo.

Totalmente gratuita, a programação é aberta a toda população. Na UBS Primavera, o dia começará com uma caminhada dourada, às 7h, no Clube dos Metalúrgicos. Logo em seguida, às 9h, será servido um coffee break nas dependências da unidade para gestantes e puérperas e, à tarde, será organizado um “mamaço” com as mães que participaram das atividades, incentivando o aleitamento materno livre de constrangimentos.

Também haverá “mamaço” na UBS Cambará, bem como na UBS Bambi, onde todas as mães que estão amamentando serão convidadas para participar de um café da manhã, com sorteio de brindes, e orientações sobre saúde bucal, alimentação saudável e aleitamento materno. Cerca de 20 usuárias que amamentam também serão recebidas com coffee break na UBS Acácio e aquelas que praticam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade do bebê vão receber um prêmio e dar depoimento.

Na parte da tarde, a UBS Acácio receberá um profissional do Banco de Leite de Guarulhos (BLH), que dará orientações às gestantes, durante chá de confraternização com sorteio de brindes. No mesmo dia, um especialista do BLH também fará uma palestra na UBS Cavadas, às 9h.

Na UBS Cecap, as interessadas poderão participar, às 10h, de uma oficina que abordará o manejo clínico da amamentação, mitos e verdades, ensinando a pega correta. Na parte da tarde, às 14h, a unidade promoverá uma atividade de conscientização sobre aleitamento materno e doação do volume excedente.

A programação do Dia D ainda terá ensaio fotográfico, às 9h30, na UBS São Ricardo e o dia todo nas UBS Marinópolis e Álamo; chá com palestra na UBS Vila Galvão, às 10h; orientação sobre amamentação (manejo, armazenamento, prevenção da interrupção), o dia todo na UBS Cidade Martins; informações sobre doação de leite materno, armazenamento e descongelamento, com demonstração do passo a passo, o dia todo na UBS Recreio São Jorge.

Também haverá sorteio de brindes na UBS Ponte Alta, teatro nas UBS Santa Paula e Normandia e filme na UBS Dinamarca. As atividades são totalmente gratuitas e abertas à população. Para participar, a pessoa interessada deve procurar uma das 69 Unidades Básicas de Saúde da cidade e conferir a programação.

 

- PUBLICIDADE -