Guarulhos terá mutirão neste sábado em todas as UBSs para vacinação contra pólio e sarampo

- PUBLICIDADE -

O Brasil todo vai se mobilizar neste sábado (18) para intensificar a vacinação de crianças com idade entre 12 meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias (menores de cinco anos) contra a Poliomielite (paralisia infantil) e o Sarampo. Em Guarulhos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão das 8h às 17h neste Dia D de Mobilização Nacional da Campanha, que termina no próximo dia 31.

Nesse período, a meta é imunizar pelo menos 95% do público-alvo, que em Guarulhos corresponde a 71.298 crianças nessa faixa etária. Desde o início da Campanha, no último dia 4, até o momento foram administradas 22.157 doses contra o sarampo e 30.908 vacinas contra a pólio na cidade, o que equivale a uma cobertura vacinal de 29,52% e 41,18% respectivamente.

Por conta do risco de reintrodução do vírus da pólio no Brasil e devido ao aumento do número de casos de sarampo no país, este será o segundo sábado de mobilização da Campanha no estado de São Paulo. Embora o Brasil esteja livre da poliomielite desde 1990, graças aos esforços das campanhas de vacinação iniciadas na década de 80, a doença permanece endêmica em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão

No caso do sarampo – uma doença infecciosa transmissível extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, especialmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade – o país enfrenta surtos nos estados de Roraima e Amazonas. Por isso, é necessário ampliar a cobertura vacinal, uma vez que a grande circulação de pessoas em viagens nacionais e internacionais pode aumentar o risco de proliferação dos vírus.

- PUBLICIDADE -