Campanha vacina quase 70 mil animais contra a raiva em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

A campanha de vacinação contra a raiva já vacinou 68.705 animais em Guarulhos, de acordo com números fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação seguirá até o dia 5 de setembro, e de acordo com administração municipal, a meta deste ano é vacinar 144 mil animais.

“Eu procurei pela internet porque sabia que era nessa época do ano que eles realizavam a vacina, além da facilidade de você vacinar o seu cachorro perto da sua casa”, destacou a dona de casa Márcia Fernanda Montanheiro, parabenizando a ação da prefeitura em facilitar esse processo, divulgando a relação dos locais através do site oficial.

Nesta sexta-feira (24), uma tenda da campanha foi montada em frente à Escola Estadual Professor Frederico de Barros Brotero, localizado na rua Jaiminho, no bairro da Vila Progresso, região central. “Somente hoje já vacinamos 300 animais, mas a nossa média é entre 600 e 700 por dia”, destacou Jaílson Martins de Meirelles, que trabalha no Centro de Controle de Zoonoses.

A campanha é realizada sempre uma vez por ano, todo o mês de agosto. Devem tomar a vacina todos os cães e gatos acima de três meses de idade em condições clínicas saudáveis, incluindo as fêmeas em gestação ou lactação. Aqueles com a saúde debilitada, subnutridos, em tratamento e aqueles que estiverem em período pós-cirúrgico não devem ser imunizados, de acordo com a prefeitura.

A vacinação é totalmente gratuita e todo material utilizado é estéril, descartável e de uso único. Até setembro, de acordo com a secretaria, serão instalados 181 postos fixos na cidade, sempre atendendo no horário das 9h às 16h. “Além disso, desde o dia 11, uma equipe de vacinadores a bordo de uma Kombi percorrerá os bairros mais distantes, para ampliar o acesso da população às doses. Neste sábado (25), a ação será realizada nas chácaras do Marmelo e Vale dos Machados e no dia 1º na comunidade da Guinle em Cumbica e Vila Izabel”, afirmou em nota a secretaria.

Em caso de qualquer reação alérgica do animal, a pessoa deve procurar o Centro de Controle de Zoonoses que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, na rua Santa Cruz do Descalvado, 420, no Jardim Triunfo (região de Bonsucesso), ou pelo telefone: 2436-3666.

Confira a lista dos postos fixos de vacinação na cidade:

http://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/Cronograma%20Agosto%20-%20Campanha%20de%20Vacina%C3%A7%C3%A3o%202018%20-%20Divulga%C3%A7%C3%A3o.pdf

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -