Prefeitura afirma que não há surto de meningite no município

- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos esclarece que não há surto de meningite no município, o que somente se caracteriza quando há pelo menos dois casos confirmados da mesma doença, no mesmo período e na mesma localidade.

Com relação ao caso do óbito do garoto de 12 anos, aluno da Escola Estadual Padre Bruno Ricco, a Secretaria de Saúde faz os seguintes esclarecimentos:

O paciente deu entrada na madrugada da última quarta-feira (22) no serviço de pronto-atendimento Maria Dirce, onde foi prontamente atendido, colheu exames e foi transferido às 9h15 para o Hospital Geral de Guarulhos com suspeita de Meningite, onde entrou em óbito às 11h30. O caso está sob investigação, uma vez que a causa da morte somente poderá ser confirmada após a conclusão dos exames coletados pelo Serviço de Verificação de Óbitos e encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, na Capital.

A Vigilância Epidemiológica já tomou todas as medidas necessárias de acordo com os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, para os casos suspeitos de doença meningocócica ou meningococemia, com a realização de quimioprofilaxia (administração de antibiótico específico para os contatos íntimos e prolongados para eliminação dos focos de infecção).

As medidas preventivas tiveram início na quinta-feira passada, quando uma equipe da Unidade Básica de Saúde Presidente Dutra, juntamente com a Vigilância Epidemiológica da Região de Saúde, realizou a primeira visita na escola, para solicitar a autorização dos pais e responsáveis para administrar a medicação. Na sexta-feira (24), os alunos da sala onde garoto estudava foram medicados com a primeira dose do antibiótico, bem como levaram as doses subsequentes. Ainda, nesta segunda-feira (27), técnicos da Secretaria de Saúde estiveram na escola para orientações e esclarecimento de dúvidas dos pais e da direção da unidade escolar.

A Prefeitura reafirma, portanto, que não há surto da doença na cidade. Este é o primeiro caso suspeito nessa região do Presidente Dutra. De janeiro até o momento, foram confirmados seis casos na cidade, com três óbitos, além deste que está em investigação.

- PUBLICIDADE -