GCM promove capacitação de equipes da Patrulha Maria da Penha


A Secretaria de Assuntos para Segurança Pública promove até a próxima sexta-feira, dia 21, um curso de capacitação dos Guardas Civis Municipais (GCMs) que participarão da Patrulha Maria da Penha. Essa ação, que acontece na Escola de Formação e Aperfeiçoamento da GCM, antecede o convênio e o início do curso preparatório oferecido pelo Ministério Público do Estado de São Paulo – MPESP, que está em fase de finalização.

A formação é necessária para que os guardas possam atuar nesta delicada área. Participam da atividade 18 GCMs, sendo que oito ficaram fixos no trabalho da Patrulha. Depois de certificado e firmado o convênio com o Ministério Público, o grupo iniciará o trabalho na cidade nos casos de violência doméstica, quando do estabelecimento das medidas protetivas previstas pela Lei Maria da Penha, de modo a dar suporte às vítimas, bem como, fiscalizar para que o autor da violência não descumpra a ordem do Judiciário. Esse será mais um serviço oferecido pela GCM à população.

Para o secretário de Assuntos para Segurança Pública, Gilvan Passos. “Esse tipo de ação faz parte da política do governo atual que visa ampliar o bem estar da mulher”, ressaltou.

Capacitação

O curso teve início com uma integração e contou com abertura do comandante Messias da GCM. A primeira palestra foi com o inspetor regional José Aparecido Vitor sobre a Valorização do Serviço da Patrulha Maria da Penha, já a defensora pública Janete Aparecida da Silva falou sobre o Atendimento no Sistema de Justiça.

Nos próximos dias, haverá palestras das delegadas Luciana Lopes e Renata Cruppi – responsáveis pelas delegacias da Mulher de Guarulhos e Diadema, respectivamente; da inspetora do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID), Elza Souza; da psicóloga Ana Carolina, do Núcleo de Promoção e Defesa da Mulher; da assistente social Ivanda Maria Sobrinho, da Casa das Rosas, Margaridas e Beths; da psicóloga Cristina Rodrigues, da GCM; e do instrutor tático Arlindo Oscar Rufino. Na sexta-feira, haverá uma avaliação e a cerimônia de encerramento do curso.

- PUBLICIDADE -