Ações para pedestres e motociclistas marcam a Semana Nacional do Trânsito na cidade

- PUBLICIDADE -

Um total de 120 motociclistas participaram de um Pit Stop especial realizado na manhã desta quinta-feira (20) no cruzamento da avenida Timóteo Penteado com a rua Anice. Essa ação integrou a programação da Semana Nacional do Trânsito, que neste ano tem o tema “No Trânsito a Vida Vem Primeiro!”, numa iniciativa da Secretaria de Transportes e Trânsito, em conjunto com o Grupo de Segurança Viária e a Guarda Civil Municipal (GCM).

A atividade educativa foi dirigida aos condutores de motocicletas e visou alertar sobre as condutas seguras no trânsito, como a de não usar celular enquanto pilota; respeitar a velocidade via e não trafegar no ponto cego ou corredor; não avançar o semáforo vermelho e aguardar a travessia do pedestre. A ação contou com apoio da fabricante de motos Yamaha, instalada em Guarulhos, que verificou itens básicos das motocicletas e distribuiu brindes; além da participação do Laboratório Maxilabor, realizando testes toxicológicos e orientando sobre os efeitos do consumo de drogas.

Na avenida Timóteo Penteado, próximo à avenida Esperança, foi a vez dos pedestres receberem dicas e orientações. A ação intitulada Mãozão do Pedestre teve por intuito instruir as pessoas para estender a mão quando tiver a intenção de atravessar a rua na faixa onde não há sinalização semafórica. A ação consiste também em alertar o condutor para que respeite a prioridade do pedestre na travessia.

A programação de atividades educativas prossegue até a próxima terça-feira (25). Nesta sexta-feira (21), na parte da noite, a rua Tapajós, que abriga uma série de barzinhos e um dos principais pontos de balada dos jovens guarulhenses, vai receber “comandos”  para alertar sobre o risco de se misturar álcool e direção.

- PUBLICIDADE -