Sábado tem a abertura de três UBS e trilha no Balneário Água Azul


Neste sábado (22), quem necessitar dos serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde poderá ser atendido nas UBS Cidade Martins, Carmela e Dinamarca, das 8h às 16h. Já as pessoas interessadas em começar o sábado de um jeito diferente, com atividade física, ao ar livre, e em contato com a natureza, poderão participar da trilha que será promovida gratuitamente pelo programa Movimenta Saúde, das 8h às 11h, no Balneário Água Azul.

Entre os serviços oferecidos nas UBS, a população poderá realizar consultas médicas, procedimentos de enfermagem, exames de Papanicolau (de prevenção do câncer do colo de útero), testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C,  bem como atualizar a carteira de vacinação, regularizar questões do Programa Bolsa Família e do cadastro E-SUS, além de poder participar de ações educativas. A abertura das UBS aos sábados faz parte do pacote emergencial Saúde Agora, lançado em maio de 2018.

A trilha no Balneário Água Azul terá grau leve de dificuldade e duração de 40 minutos. “Nós faremos o percurso até o Mirante do Morro de Nhangussu, onde realizaremos um piquenique com todos os participantes e contemplaremos a linda vista”, afirmou Carina Costa Jardim Cabral, uma das educadoras físicas do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que coordenará a atividade.

Segundo a educadora, o objetivo da trilha é colocar as pessoas em contato com a natureza. “Por meio da caminhada oferecemos uma opção de lazer, ocupação e relaxamento à  população e aos alunos das práticas corporais”, conclui.

Interessados em participar devem comparecer ao local (Avenida Guanabara, s/n° – Água Azul), no dia e horário marcado, com roupas leves e tênis. Os educadores físicos também orientam que os participantes levem garrafinha de água, repelente e filtro solar, além de itens como suco, bolo e frutas para o piquenique.

A iniciativa faz parte da programação de atividades físicas aos sábados, do programa Movimenta Saúde.

- PUBLICIDADE -