Prefeitura e universidade realizam seminário ‘Jornalismo entre o fato e a fake’

- PUBLICIDADE -

Uma parceria entre a Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarulhos (Secom) e a Universidade Univeritas/UNG, realiza nas noites da próxima segunda e terça-feira (24 e 25), o seminário ‘Jornalismo entre o fato e a fake’, direcionado aos alunos do curso de Jornalismo e Direito da universidade, além de ser aberto para o público de fora da universidade.

O subsecretário da Secom, Rodrigo Buffo, 32, que realizará a abertura do seminário junto com a professora Rachel Silva, na segunda-feira (24), às 19h30, alega que atualmente vivemos a era da desinformação. “As pessoas acabam tomando como opinião qualquer coisa que veem na internet”, afirmou destacando que a internet é um terreno fértil para se propagar notícia falsa.

O seminário terá também a palestra ‘Fake News e Eleições’, realizada pelo advogado e especialista em direito eleitoral Alexandre Ramos, às 20h. Logo após essa palestra, às 21h, haverá uma mesa de debate com os jornalistas da cidade, com o tema ‘ O dia a dia da checagem da notícia’, que terá como participantes os jornalistas Gil Campos, diretor de redação do jornal Guarulhos Hoje, Rosana Ibanez, diretora de redação da Folha Metropolitana, Paulo Manso, editor do site Guarulhos Web, Valdir Carleto, editor do Click Guarulhos e Roberto Samuel, do Tribuna Livre.

As palestras ocorrem no anfiteatro F da universidade, localizada na Praça Teresa Cristina, n° 88, Centro. As palestras de terça-feira (25) começam às 19h30, com o jornalista e diretor da Secom, Ernesto Zanon, que abordará o tema ‘Mentir é fácil demais’. Após essa palestra, às 20h30, os jornalistas esportivos Vitor Guedes, professor da Univeritas/UNG e jornalista do jornal Agora São Paulo e Bandana, do Blog ‘Fala Bandana’, abordam o ‘Fake News no Esporte’, além do encerramento ficar por conta da jornalista da TV Record, Beatriz Casadei,  com o assunto ‘Pauta e reportagem na era das Fake News’.

“O importante é buscar averiguar com precisão os fatos”, destacou Buffo sobre a era das fake news, afirmando que durante o trabalho na administração municipal já lidou com notícias falsas, principalmente na ocasião da vacinação contra a febre amarela na cidade, quando havia uma divulgação falsa sobre os locais de vacinação em Guarulhos.

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

 

- PUBLICIDADE -