Cartórios de Guarulhos concluem a lacração das urnas eletrônicas

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

Desde a última quinta-feira (27), a Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo iniciou em Guarulhos a geração de mídias, preparação e lacração das urnas eletrônicas. Trata-se de mais um dos procedimentos com o objetivo de assegurar a segurança e o sigilo do voto para as eleições do próximo domingo (7).

Das 114 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas no estado, cerca de 400 delas estarão disponíveis na 278ª zona eleitoral, que estão recebendo os programas com dados dos candidatos e dos eleitores da seção de votação. O HOJE acompanhou parte do processo. Após esse procedimento, 3% são selecionadas por entidades e instituições presentes aos testes, sendo pelo menos uma por zona eleitoral.

“Primeiro a gente dá carga de dados dos colégios e dos eleitores e depois lacra. Se na carga ocorrer algum problema ela nos avisa naquele momento. E caso tenha algum problema temos que trocar a urna ou fazer novamente a carga”, explicou Roberto Langanke, chefe do cartório eleitoral da 278ª zona eleitoral.

Em seguida, é feita a lacração do compartimento de cada uma, com selo fabricado pela Casa da Moeda. O processo pode ser acompanhado por partidos políticos, coligações, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e eleitores interessados. No entanto, na zona eleitoral 278, segundo Laganke, houve acompanhamento somente da OAB Guarulhos e do Ministério Público.

“Quando a gente faz a carga estamos colocando sistemas que foram oficializados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no começo de setembro. Você consegue garantir a autenticidade dos programas e software, além de outras questões de segurança. É um processo muito importante”, concluiu.

Com isso, todas as urnas, inclusive as de contingência (reserva) e as que vão receber as justificativas de ausência, estarão prontas para serem utilizadas no dia 7 de outubro, não podendo haver mais nenhuma alteração. Depois de preparadas e lacradas, as urnas só realizam operação em dia e horário determinado, ou seja, na data definida para o pleito.

- PUBLICIDADE -