Outubro Rosa destaca importância de hábitos saudáveis para evitar o câncer

Assunto:Outubro Rosa - Adamastor Local:Adamastor Data:04.10.2018 Foto:Siodnei Barros/PMG
- PUBLICIDADE -

Todos os especialistas que participaram da abertura oficial do Outubro Rosa na cidade, na manhã desta quinta-feira (4), no Adamastor Centro, foram unânimes ao alertar que a prevenção do câncer de mama e outras neoplasias está diretamente relacionada aos hábitos saudáveis de vida. O controle do peso corporal, com uma alimentação equilibrada e livre de condimentos, associada à prática regular de exercícios físicos foi a receita dos médicos para evitar a doença.
“Essa data é importante para lembrar que somos mulheres e não devemos carregar o mundo nas costas, mas sim nos cuidar. Temos que nos empoderar do que precisamos fazer para nos manter saudáveis, porque somos peças-chaves de nossas famílias. E para isso, devemos ter uma boa alimentação, praticar atividade física e cuidar de nosso aspecto psicológico”, destacou a médica Luciane Régis de Oliveira, coordenadora da Rede Cegonha – linha de cuidados do Ministério da Saúde às mulheres e crianças.
Especialistas
Para ministrar a palestra de abertura do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde convidou o médico mastologista, Eurípedes Carlos de Carvalho Filho, com especialização pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. Durante a apresentação, o especialista falou dos mitos e verdades sobre a doença e ressaltou que os principais fatores de risco para o câncer de mama são: obesidade, consumo de álcool e de alimentos condimentados.
“Está comprovado que a obesidade está diretamente relacionada à incidência do câncer, e que o consumo de alimentos condimentados e de bebidas alcoólicas aumenta o risco da doença”, explicou. Porém, o mastologista classificou como mito a informação de que o uso de determinados desodorantes tem relação com o aumento de casos, bem como as afirmativas de que alimentos à base de soja, utilização de Aspirina e antiinflamatórios e chá verde ajudam a prevenir as neoplasias.
Segundo a médica ginecologista Márcia Pachiega Lanzieri, em 2017 o Inca (Instituto Nacional de Câncer) registrou 57.800 casos novos de câncer de mama, sendo 74% deles em mulheres de 40 a 50 anos. “Por isso, o trabalho de prevenção tem de continuar. Cada pessoa que se sensibiliza e adota hábitos saudáveis e preventivos representa uma dor a menos em muitas famílias”, defendeu a médica e secretária de Saúde, Ana Cristina Kantzos.
A solenidade de abertura do Outubro Rosa contou ainda com a distribuição de 300 lenços pintados à mão pela mãe da médica Camila Frade, também da Rede Cegonha, além do espetáculo com o humorista Anderson Justus, campeão do Show do Tom, cuja apresentação foi cedida gratuitamente em apoio à Campanha Outubro Rosa de Guarulhos. A programação alusiva ao tema segue até o final do mês nas unidades de Saúde, com intensificação das atividades no Dia D (19/10).
- PUBLICIDADE -