Guarulhos e Sesi promovem Festival de Práticas em Saúde Mental

- PUBLICIDADE -

Por meio de uma parceria com o Sesi, Guarulhos vai promover um Festival de Práticas em Saúde Mental nesta quarta-feira (10 de outubro – Dia Mundial da Saúde Mental). Apresentação de coral, desfile, momento de poesias, oficina de danças com zumba, dança circular e uma surpresa especial para todos os convidados, são algumas das atrações que acontecerão das 8h30 às 11h, na unidade do Sesi no município, localizada na rua Benedito Caetano da Cruz nº  566, no Jardim Adriana.

Totalmente gratuito e aberto a gestores, profissionais da área, usuários do SUS e familiares, o evento contará também com exposição de produtos confeccionados nas oficinas dos diversos pontos da rede de Saúde Mental, como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), no Tear e nos Hospitais Gerais. Além disso, haverá apresentação do Teatro do Oprimido, uma técnica criada pelo dramaturgo, diretor e teórico de teatro Augusto Boal, que faz do espectador um sujeito atuante, transformador da ação dramática que lhe é apresentada.

A Rede Psicossocial propõe como estratégias de cuidado, ações de reabilitação psicossocial, entendidas como um conjunto de práticas que visam promover o protagonismo, para o exercício dos direitos de cidadania pelos usuários e seus familiares. Dessa forma, as iniciativas são articuladas em diversos campos, incluindo trabalho, educação, cultura e saúde, possibilitando novos projetos de vida com o resgate da singularidade, subjetividade e respeito à pessoa com sofrimento psíquico e transtornos mentais, em busca de uma melhor qualidade de vida.

Programação:

Na cidade, a programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental se estende até o final do mês com atividades em UBS, Caps, na Base Aérea de São Paulo, em associações de bairro, igrejas e outros locais públicos. Entre as atrações previstas estão incluídas atividades física e de horta, com ênfase na importância das práticas para o bem-estar e a saúde mental; rodas de conversa; caminhadas; danças; sessões de cinema; oficinas de memória; terapia comunitária; dia da beleza; e oficina de talentos.

No entanto, o Dia Mundial da Saúde Mental movimenta as unidades desde o dia 1º com uma série de atividades, como Oficina de Atendimento de Urgência e Emergência em Psiquiatria voltada para Atendimento Pré-Hospitalar Público promovida pelo Samu 192 Guarulhos; grupo de artesanato, de relaxamento e de atividade física, com Lian Gong, caminhada e dança; terapia e exibição de filme, entre outras atrações. Para participar, basta se informar na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

 

- PUBLICIDADE -