“Sala dos Sentidos” e “Dominó as Cegas” levam inclusão à Semana do Conhecimento

Na manhã desta quarta-feira (17), a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos (SDH), levou ao Adamastor Centro a “Sala dos Sentidos”, como parte das atividades que envolvem a Semana do Conhecimento, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI). Nesta quinta-feira (18) será a vez do “Dominó as Cegas” estimular os sentidos dos participantes.

O evento que leva o tema “A ciência para a redução das desigualdades”, trabalha em consonância com os objetivos e missões da SDH, e faz com que os alunos do Ensino Infantil, Médio, Técnico e Universitário tenham contato com o mundo científico e tecnológico e possam pensar em ideias que diminuam as desigualdades sociais no mundo.

Para mexer com as sensações e fazer com que cada cidadão que entre na “Sala dos Sentidos” se coloque no lugar da pessoa com deficiência visual, os funcionários da SAI montaram grupos de dez a doze pessoas, que tiveram seus olhos vendados e foram colocados de frente a uma mesa cheia de objetos, cheiros e texturas, estimulando suas percepções sobre a superação e os desafios enfrentados pela pessoa com deficiência visual.

Para o estudante de tecnologia em automação industrial, Gabriel Guedes Barbosa, a atividade serviu para entender melhor os obstáculos enfrentados por um deficiente visual. “Com essa experiência eu consegui perceber melhor as dificuldades que um deficiente visual enfrenta e aprender uma forma de ajudá-los no dia a dia”, ressaltou.

Sala dos Sentidos

Com o objetivo de estimular cada vez mais a inclusão e o não preconceito às pessoas com deficiência, a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão estará com a “Sala dos Sentidos”, na próxima segunda-feira (22), das 10h às 12h, na Secretaria da Saúde, durante comemorações da Semana do Servidor.

Na próxima quarta-feira (24), das 8h30 às 12h30, os alunos do Senac poderão viver a experiência, em uma sala que será montada com objetos em desuso e materiais reaproveitados, celebrando a Semana do Lixo Zero.