Com temporada chuvosa próxima, Defesa Civil vistoria bairros como Primavera e Ponte Alta

Com a temporada chuvosa próxima, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) mantém as ações de prevenção a desastres naturais causados pela ventania e chuvas em toda a cidade. Nesta semana, as equipes realizaram a colocação de lonas em comunidades com perigo de deslizamento de terra e vistoria de córregos.

Nesse período foram vistoriados os bairros Parque Primavera, Ponte Alta e Jardim Mediterrâneo, que receberam o desassoreamento de córregos preventivo da Proguaru, para reduzir o perigo de transbordamento e alagamento. A Compdec esteve nos locais para verificar o resultado e alertar os moradores sobre a preparação para o Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil – PPPDC, conhecido como Plano Verão.

Durante a inspeção, agentes analisaram o risco de movimentação de terra em três taludes – áreas de inclinação – do bairro Recreio São Jorge, no Cabuçu e no Jardim Bananal. Os solos destes locais foram cobertos por lonas para evitar que a terra encharque ou deslize durante o período de chuvas. Além disso, os moradores foram orientados sobre perigo existente, a atenção necessária durante o verão e como acionar a Defesa Civil.

Plano Verão

O Plano Verão começa em novembro e é finalizado em março do próximo ano. A medida mobiliza todos os serviços públicos no mapeamento de áreas de risco e reforça o alerta sobre as causas naturais que podem ocasionar em desastres com a vida ou meio ambiente.

Por meio de forças-tarefas, a Prefeitura de Guarulhos realiza ações preventivas para riscos de alagamento, desmoronamento, deslizamento e patologias da construção. A princípio são executados desassoreamentos em córregos, orientação a moradores, cadastros de programas sociais e habitação, limpeza de pontos irregulares de acúmulo de resíduos, poda e retirada de árvores, entre outros.