Alunos da Rede Municipal participam da Semana do Conhecimento de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Na última quinta-feira (18), cerca de 200 alunos do Ensino Fundamental I, da Rede Municipal, participaram de diversas atividades direcionadas ao público infantil na Semana do Conhecimento 2018, no Adamastor Centro.

A programação contou com a exposição de projetos da ExpoCriatividade, como oficinas criativas, apresentações de teatro e um planetário para todos compreenderem melhor o universo e o sistema solar. A apresentação dos trabalhos selecionados deste ano foi sobre a temática “Ciência para redução das desigualdades”, acompanhando a 15° edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A aluna Giulia Guimarães do 4º ano, da EPG Ione Gonçalves de Oliveira, contou o que mais a agradou do projeto “A natureza ao alcance de todos” apresentado pela sua turma. “Eu gostei muito do procedimento de colocar terra e pedrinhas na planta lá no jardim da escola e também plantei uma na minha casa”, disse Giulia, sobre plantio utilizando a técnica de irrigação por vaso auto-irrigável em suculentas que aprendeu fazer.

Tecnologia e criatividade

Durante o evento, no salão de artes, as crianças participaram de atividades lúdicas em formato de circuito, por meio de oficinas de invenção e criatividade. Com um espaço dedicado à apresentação de materiais recicláveis, os alunos experimentaram de forma ativa de como fazer montagem de peças com papelão pré-moldado, além da interação com oficina de robótica, na qual as crianças se surpreenderam com o processo de geração de energia por meio de conectores e pilhas.

O professor Roberto Paulo Rodrigues de Souza, da EPG Anísio Teixeira, contou a experiência de participar do evento juntamente com a professora Rosecleide Bispo, ao realizar a oficina de robótica. “Foi uma experiência muito boa poder participar dessa oficina, principalmente pelos alunos. Despertar a curiosidade das crianças para ver como funciona o sistema elétrico dos mini robôs em ação, deles observarem e se surpreenderem como isso funciona no seu próprio carrinho”, relatou Roberto, um dos professores que integram o Núcleo Criativo da ExpoCriatividade.

A programação reservou ainda a apresentação teatral da Cinderela, um dos contos de fadas mais conhecidos em todo o mundo. Encenado pela Cia. Teatral Mater Amábilis e coordenado por Márcio Trinchinatto, a peça propôs uma reflexão sobre o tema da Semana do Conhecimento.

O espetáculo relacionou com o tema sustentabilidade, citando a importância de reduzir, reutilizar e reciclar na preparação do vestido da Cinderela. A aluna Heloiza Arcanjo, da EPG Manoel Bandeira, estava encantada com a apresentação da peça e contou o que aprendeu. “A gente não pode desistir dos nossos sonhos, assim como a Cinderela tinha os seus e conseguiu realizar. Mesmo as roupas que achamos que estão velhas, com criatividade nós podemos deixá-las na moda e ainda mais bonitas”.

- PUBLICIDADE -