Projeto Trabalhando nas Escolas atende 1.100 jovens nesta semana

Assunto: Programa Trabalhando na Escola Local: Escola Prof José Roberto Friebolin (R. Bahia, 381 - Vila Rosália) Data:19.10.2018 Foto: Fabio Nunes Teixeira

As escolas Professor Hélio Polesel, na Vila Nova Bonsucesso, Roberto Friebolim, na Vila Rosália, e Carmina Mendes, no Seródio, receberam esta semana mais uma edição do programa Trabalhando nas Escolas. Durante três dias de atividades, cerca de 1.100 alunos tiveram acesso aos programas da Secretaria do Trabalho, às palestras sobre como se portar em entrevistas profissionais; usar a rede social a seu favor; profissões do futuro e o Programa Jovem Aprendiz. Durante essa ação, a equipe da Secretaria do Trabalho realizou a emissão de 177 carteiras de trabalho e os alunos puderam realizar teste vocacional.

Segundo Katia Cristiane Gaspar, coordenadora da Escola Carmina Mendes, esta ação é de extrema importância para os jovens da região carente da cidade. “Diversos jovens aqui, por exemplo, não tem dinheiro para ir ao centro da cidade tirar a carteira de trabalho, e agora eles tiveram essa possibilidade de ter o documento. Acesso à informação sobre o mercado de trabalho, como se comportar em uma entrevista de emprego, tudo isso é muito importante para eles saberem que têm chances de subir um degrau na vida” afirmou.

Ainda de acordo com Katia Gaspar, tanto os alunos como os pais ficaram empolgados com a iniciativa. “Nós tivemos a reunião de pais e mestres do terceiro bimestre e divulgamos o projeto. Os pais amaram. É inédito para a escola e para a comunidade.”

A iniciativa da Secretaria do Trabalho contou com diversos parceiros, que levaram serviços às escolas. Entre eles estão Senai, Eniac, Universidade Cruzeiro do Sul, Prepara, Elenco Estágios, UNG, CIEE, Universidade Brasil, Brilho Próprio Agenciamento e Faculdade Progresso.