‘Publicação do edital da Zona Azul sai em um mês’, diz secretário de Transportes

- PUBLICIDADE -

Contagem regressiva para a volta da Zona Azul. A cobrança do estacionamento rotativo será restabelecida nos próximos meses, de acordo com o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Giuliano Locanto. A publicação do edital para a concessão do serviço está prevista para novembro. A informação foi passada para os vereadores da Câmara de Guarulhos nesta terça-feira, 23 de outubro, durante reunião conjunta das comissões técnicas de Transportes e Finanças com o secretário municipal.

Dois questionamentos foram o centro da discussão dos parlamentares: a renúncia de receita gerada pela interrupção do serviço e o ressarcimento das pessoas que pagaram antecipado por meio do aplicativo digital. Locanto explicou que o prazo do contrato expirou em março. A Prefeitura seguiu a cláusula contratual que estabelecia um limite de dez anos para o encerramento da prestação do serviço. Além disso, o secretário garantiu que haverá reembolso dos valores pagos pelos motoristas.

O percentual de arrecadação destinado à Prefeitura deve aumentar de 16% para 25%. A mudança faz parte das novas diretrizes trazidas pela Lei 7.651/2018, sancionada em agosto. Os parquímetros serão substituídos por um sistema digital de telefonia celular. Quem não tem internet também poderá adquirir créditos em pontos de venda pré-determinados ou direto com os monitores do sistema.

Isenção para idosos e pessoas com deficiência

Quem passou dos 60 anos de idade ou tem mobilidade reduzida não vai precisar pagar a taxa da Zona Azul. A isenção também será concedida para veículos oficiais do Executivo e do Legislativo, desde que devidamente identificados. A permanência do motorista no interior do veículo não desobriga o pagamento da tarifa de ocupação do espaço público.

- PUBLICIDADE -