Prefeitura promove reunião para desenvolver plano de contingência de Proteção e Defesa Civil

Assunto: 1ª Reunião de contingenciamento da Defesa Civil Local: IPREF Rua Rosário Macedo Data:23.10.2018 Foto: Fabio Nunes Teixeira

Representantes de vários órgãos da prefeitura  se reuniram nesta terça-feira (23), no auditório do Ipref – Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais de Guarulhos – para dar continuidade à elaboração do Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil – Plamcon, que visa preparar o município para situações de risco causadas pela temporada de chuvas fortes que se aproxima.

Segundo o adjunto da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), major Israel Soares, o Plamcon irá agregar os setores da administração pública em uma série de ações para salvaguardar a vida da população diante os perigos de desastres ecológicos ou hidrológicos. “Este conteúdo vem sendo construído para que todos possam ser inseridos neste contexto, afinal, é um trabalho feito para proteger o munícipe. Nós, como funcionários públicos, estamos aqui para servir a população, devemos buscar fazer isso da melhor forma possível”, afirma.

Na oportunidade foi realizada uma exposição sobre os dados contidos até o momento no Plamcon, e também as atribuições do Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil (PPPDC), conhecido por Plano Verão, que se inicia em novembro com forças-tarefas para reduzir riscos durante a precipitação pluviométrica. Na Ainda foram distribuídas cópias do documento para que as equipes deem devolutivas sobre o planejamento.

Após a avaliação de todas as contribuições dos participantes, o documento será apresentado em uma audiência pública para a publicação oficial. O engenheiro da Compdec, Ronaldo Barboza, finalizou o evento reforçando o propósito da reunião. “Muitos pensam que em Guarulhos não existe grandes riscos, mas precisamos ficar preparados e unir as pessoas que estão no contexto público. Vamos precisar de todos nessa missão”, concluiu.