Veja o que pode ser levado e o que é proibido para as provas do Enem

- PUBLICIDADE -

Você já sabe o que pode levar ou não para as provas do Enem? O Edital deixa tudo bem claro para que o candidato não tenha surpresas ou passe por algum tipo de constrangimento. Por isso, é importante está atento.

Liberado

Documento

Sem o documento oficial de identidade você não faz a prova do Enem. Então, confira desde já se ele está em bom estado e o deixe à mão. Veja a lista de documentos que são aceitos: RG; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Passaporte; Certificado de Reservista ou de Dispensa; Carteira Nacional de Habilitação; e Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade.

Em caso de roubo ou extravio do documento, o estudante deve apresentar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes das provas. Para estes será realizado um método de identificação exclusivo, com coleta de alguns dados e assinatura em formulário específico.

 

Caneta preta

A organização do Enem é clara: a prova somente pode ser feita com caneta esferográfica transparente de tinta preta.

 

Cartão de Confirmação

Embora não seja obrigatório apresentar o cartão de confirmação de inscrição do Enem, é interessante que você o leve impresso. Com o documento em mãos, você poderá visualizar o número da sala, do prédio e da escola onde fará as provas. Assim, o acesso ao local será mais rápido.

 

Alimentos

Nutricionistas aconselham planejar a alimentação durante o Enem para não sofrer imprevistos, como sentir tontura ou passar mal. Os profissionais recomendam levar alimentos leves, como sanduíches naturais, chocolates, barrinhas de cerais, etc. Para beber, água é uma boa pedida.

 

Roupas confortáveis

Como já mencionamos, as provas duram muito tempo e, ao longo desse período, você ficará sentado. Então, a sugestão é, de durante o Enem, usar roupas e sapatos com os quais se senta confortável e que combinem com a região onde você mora.

 

Celular

Se realmente for preciso, você pode levar para o Enem o seu celular. Porém, não poderá usá-lo durante as provas. Para evitar fraudes e outros incidentes, a organização é rígida: antes de você entrar à sala, deverá desligar o aparelho, tirar a bateria e guardá-lo em uma embalagem que será fornecida pelo fiscal de sala.

 

Proibido

Acessórios

Não é permitido levar ao Enem óculos escuros, boné, chapéu, tiaras, gorros e demais acessórios próprios para usar na cabeça. Recomenda-se evitar usar pulseiras, colares e brincos que possam incomodar e, com isso, atrapalhar a concentração na hora da prova.

 

Materiais escolares

Você não pode levar para o Enem lápis, lapiseira, borracha, caneta com material não transparente, livros, anotações e impressos gerais.

 

Equipamentos eletrônicos

É proibido carregar para o Enem objetos como calculadora, agenda eletrônica, tablet, ipod, gravador, pen drive, mp3, relógio, receptores e transmissores de dados e mensagens.

- PUBLICIDADE -