Participação de Guarulhos em eventos internacionais tem como resultado acordos de cooperação e parcerias


A participação de Guarulhos em eventos internacionais de tecnologia e empreendedorismo pela Europa tem gerado intensa agenda de trabalho. A cidade e o prefeito Guti são representados pelo secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros. Os compromissos diplomáticos seguem até o dia 15 de novembro, percorrendo Portugal, França e Espanha.

Em Lisboa, durante o Web Summit que se encerrou nesta quinta-feira (8), foram encaminhadas as tratativas para três acordos de cooperação envolvendo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Invest Lisboa e o município Lusitano de Fundão. As parcerias podem fortalecer as relações comerciais entre as metrópoles brasileira e portuguesa.

O acordo com a ABDI deve influenciar na aproximação entre startups tecnológicas e as indústrias estabelecidas no município. “É um passo significativo para a modernização do nosso parque industrial. A formação de novos talentos contribui para o amadurecimento e a consolidação dos ambientes de inovação locais”, comenta Rodrigo Barros.

A parceria com a Invest Lisboa, agência de promoção econômica e de captação de investimentos, tem por objetivo facilitar a realização de negócios entre empresas estabelecidas em ambas as cidades. “Esse intercâmbio e a troca de tecnologia ajuda a fazer negócios”, explica Barros.

Ainda em Portugal foi assinado acordo de cooperação entre Guarulhos e a cidade lusitana de Fundão nas áreas de biotecnologia, agrotech e capacitação de mão de obra por meio da Programa Academia de Código, usado para qualificação profissional em tecnologia da informação. Rodrigo Barros ainda teve agendas com o secretário de Internacionalização do governo Português, Eurico Brilhante, e com o presidente da Câmara Portuguesa no Brasil, Nuno Rebelo.

Os próximos compromissos incluem participação na Missão França, nas cidades de Paris e Lyon, até o sábado (10). Em seguida, Guarulhos estará representada no Smart City Expo World Congress, em Barcelona, que se encerra dia 15 de novembro. A presença de Guarulhos atende a convites da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Agência Francesa de Investimentos, Consulado Francês e Frente Nacional dos Prefeitos, sem onerar os cofres públicos.

- PUBLICIDADE -