Sabesp assume tratamento de esgoto e abastecimento de água em Guarulhos no 1º dia de janeiro

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Os trabalhos da Sabesp na cidade de Guarulhos já tem data definida para começar. A partir do dia 1º de janeiro do próximo ano, a empresa de capital misto passa a ser responsável pelo tratamento de esgoto e abastecimento pleno de água do município. Nesta sexta-feira (09), foi assinado o Convênio de Cooperação técnica entre o estado de São Paulo e o município.

Este acordo firmado entre as partes prevê a assinatura do contrato para transferência das atividades do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) nos próximos 30 dias. Ou seja, até o dia 09 do próximo mês. A divulgação oficial desta tratativa ocorreu no dia 20 de setembro deste ano, e após aprovação desta operação pela Câmara Municipal, governo estadual e municipal voltaram a se reunir para celebrar a sansão daquela legislação aprovada.

“A dívida [de Guarulhos com a Sabesp] é como uma moeda. Evidente que queremos operar lá. Guarulhos é a segunda maior cidade do Estado. É fundamental operarmos lá para termos aumentos em volume [e crescermos]”, disse Karla Trindade, presidente da Sabesp, em teleconferência.

Conforme contrato, a Sabesp assume os serviços realizados, até o momento, pela autarquia guarulhense no dia 1º de janeiro de 2019. Nesta data ocorre a transferência efetiva dos bens e serviços vinculados para a empresa de capital misto. Também haverá a transferência de até 400 funcionários do SAAE para a nova gestora.

Ao final deste processo, as receitas dos serviços prestados passam a ser da Sabesp. A dívida que a autarquia possui com aquela empresa é de aproximadamente R$ 3,3 bilhões, que será congelada pelos próximos 40 anos. Este montante foi acumulado durante as gestões de Vicentino Papotto (MDB), Néfi Tales (PDT), Jovino Cândido (PV), Elói Pietá (PT) e Sebastião Almeida (PT).

- PUBLICIDADE -